Publicidade
Sim & Não

Ambev diz a deputado que fica na ZFM

05/12/2018 às 07:22
Show ambev agora dd1197d7 780d 4073 909b 9752a09e6f4f

Após a PepsiCo do Amazonas anunciar o fechamento da fábrica em Manaus, por falta de segurança jurídica do modelo Zona Franca, o presidente da Ambev, Bernardo Paiva, garantiu ao deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM)  que a empresa continuará produzindo no Polo Industrial de Manaus (PIM). Em nota encaminhada à coluna, a Ambev diz que segue analisando as mudanças promovidas aos estímulos da ZFM e seus impactos sobre  operações futuras.

Negócios  Na mesma nota a Ambev diz que não comentará a decisão da PepsiCo, mas que a relação comercial entre as duas se mantém, com compra de concentrado, engarrafamento e comercialização do portfólio.

Foi ele  Em discurso no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB) responsabilizou o novo decreto de Michel Temer (MDB) pela saída da empresa Pepsi do PIM. O decreto 9.514 fixou as alíquotas do IPI em 2019 da seguinte forma: 12% de 1º de janeiro a 30 de junho; e 8% de 1º de julho a 31 de dezembro.

Timing  Autora do projeto de decreto legislativo 105/2018, que susta mais essa medida de Temer, a senadora reconheceu que não há tempo para votação da matéria até o final desta legislatura. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sob a relatoria do senador Ciro Nogueira (PP-SE).

Cascata    Na Assembleia Legislativa, Serafim Corrêa (PSB) alertou que a decisão da PepsiCo pode ter efeito cascata: “Qual o grande risco que nós corremos? Que outras empresas sigam o mesmo caminho”. Para o deputado, a postura do novo Governo Federal quanto ao modelo ainda é uma incógnita.

Dois lados  Sobre o Governo Jais Bolsonaro (PSL), Serafim disse: “É verdade que militares ligados ao presidente garantem  que ele manterá o modelo, mas  do outro lado temos o discurso liberal, do chefão da economia, Paulo Guedes, que vai exatamente no sentido oposto”.

Para todos  Foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado projeto do senador Eduardo Braga (MDB) que altera a lei do Fundeb e estende o abono salarial da Educação a todos os funcionários de escolas, como merendeiras, bibliotecários,  serventes e vigilantes.

Próxima etapa   A mudança no Fundeb proposta por Braga segue agora para a  Comissão de Educação. Se for aprovada nesse colegiado, a matéria será encaminhada diretamente para a Câmara dos Deputados.

Em obras  O primeiro dia do presidente eleito da Câmara Municipal de Manaus começou com visita a obras. Joelson Silva (PSDB), que assume em janeiro, acompanhou Wilker Barreto (PHS) em visita técnica às obras do prédio anexo do parlamento municipal que deve ser inaugurado este ano.

Igarapés  Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Meio Ambiente deve analisar hoje projeto que dá aos municípios autonomia para determinar a largura da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno de cursos d’água em espaços urbanos.  A proposta já passou em duas comissões.

Digital   Vera Lúcia Salgado, que foi candidata à presidência pelo PSTU, lançou um  canal no YouTube. Todas as terças-feiras, sempre às 18h (horário de Brasília), vai ao ar o “Conversa com Vera”. No primeiro programa, ela falou sobre Mais Médicos e a saúde pública.