Sábado, 19 de Outubro de 2019
Sim & Não

Apagões se alastram pelo interior


SIM_NAO_3A054DB5-38A9-4DDB-8B9D-9C9924C59198.jpg
21/09/2019 às 07:53

Além de Iranduba e Manacapuru, que amargaram apagões por conta do rompimento de um cabo subaquático, outros municípios do interior do Estado têm sofrido com apagões e interrupção sistemática de energia. Os casos mais recentes são de Humaitá, Lábrea e Parintins. Em Lábrea, foram 11 dias de racionamento após a palheta de um grupo gerador quebrar. Em Humaitá, houve apagão na última semana e Parintins tem sofrido com interrupções constantes.

Lábrea

Sobre o caso de Lábrea, a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) vai instaurar um Procedimento Administrativo de Apuração de Dano Coletivo (Padac) para investigar problemas no fornecimento de energia elétrica do município. 

Humaitá

Em Humaitá, a DPE-AM informa que, por meio do Polo do Madeira, está disponível para atender os consumidores que pretendam ingressar com ações individuais para indenização por danos morais e materiais, após o apagão da última semana.

Indenização  

Os casos de Iranduba e Manacapuru estão mais avançados. Em conjunto com a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/ALE-AM) e o Ministério Público Estadual (MPE-AM), a Defensoria ajuizou, na última segunda-feira (16), um pedido de indenização de R$ 58,7 milhões por danos morais coletivos contra a Amazonas Energia.

Parintins   

O deputado federal Sidney Leite (PSD) denunciou nas redes sociais a situação de crise no fornecimento de energia em Parintins. Leite foi enfático: “Essa empresa não tem capacidade para gerir o sistema de energia do nosso Estado.”

Adaptação   

Já está em vigor a Lei N. 4.920, de 9 de setembro de 2019, que dispõe sobre a implantação de terminais de autoatendimento especialmente adaptados ao acesso e uso por pessoas com deficiência, especialmente, as com nanismo e usuárias de cadeiras de rodas.

O autor   

A nova lei é de autoria do deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), também, Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (FPD/ALE-AM).

O Dia Nacional

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em Manaus, a data será celebrada em um evento especial, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), a partir das 17h. O evento vai contar um espaço gourmet, além de atrações musicais e sorteios de brindes.

Toda ouvidos  

Desativada na última gestão, a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead) completa um mês comemorando a marca de 83,3% de respostas a todas as manifestações recebidas. As manifestações ainda não respondidas são mais complexas e necessitam de um levantamento mais preciso junto aos setores da secretaria.

Medalha   

O radialista Jurandir Vieira foi homenageado em sessão solene ontem na CMM com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. A homenagem foi proposta pelo vereador Gedeão Amorim (MDB).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.