Domingo, 16 de Junho de 2019
Sim & Não

Apoio muito bem-vindo à Zona Franca


agora_ministro_D2B3C421-1AF4-4B62-881F-978B5DD0818B.JPG
18/05/2019 às 08:56

Presente na cerimônia de entrega do título de cidadão amazonense ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o governador Wilson Lima agradeceu ao ministro o reconhecimento da constitucionalidade da Zona Franca de Manaus em diversas manifestações. A última foi quando Lewandowski votou contrário ao relator no processo que ameaçava os polos de componentes e de concentrados.

Reconhecimento  O governador Wilson Lima ressaltou a garantia dos créditos tributários para as empresas locais e para aquelas que compram produtos que saem da Zona Franca, o que amplia  a competitividade do modelo amazonense.

Relevância nacional   “A Zona Franca não é só importante para o nosso povo, mas também é importante para o Brasil, para a balança econômica”, disse o Wilson Lima em seu discurso de agradecimento ao ministro Lewandowski.

Corte seletivo  Em crítica ao contingenciamento nas universidades públicas anunciado pelo governo federal, o senador Eduardo Braga declarou ontem que considera um posicionamento equivocado. Para ele, o governo deveria cortar de forma seletiva. “Não cortar onde é essencial, nas universidades, no Ifam, na educação básica”, afirmou.

No custeio   O senador defende que o contingenciamento deveria ser feito em outras políticas e até mesmo no custeio do ministério. “Quando você faz um contingenciamento linear, você acaba cometendo injustiças”, opinou Braga.

Ópera   Com o objetivo de mostrar que que o segmento de Ópera não é apenas uma atividade cultural, mas também uma atividade econômica em potencial, o 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO) vai abrigar, no dia 26 de maio, o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

Homenagem   O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, recebeu o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB), pelos bons serviços prestados à organização militar. A honraria foi concedida ontem na Base Aérea de Manaus.

Papel fundamental   Silva se disse agradecido e honrado por ter sido escolhido como merecedor da distinção. “Gosto sempre de destacar o carinho muito grande que tenho pela Força Aérea Brasileira, que exerce um papel fundamental para a sociedade como um todo”, enfatizou.

‘IPTU verde’   Apresentado esta semana na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto de lei 151/ 2019, com o programa denominado “IPTU Verde”, prevê desconto de 6% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para quem adotar medidas ambientais positivas.

Atitudes   De acordo com o projeto, serão consideradas medidas como a captação e reutilização da água da chuva. De autoria do vereador professor Fransuá (PV), o projeto propõe descontos de 2%, 4% e 6% no valor do imposto para os cidadãos que adotarem práticas sustentáveis em suas residências.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.