Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
Sim & Não

Arrecadação preservada no Estado


economia_sefaz_anistia02_D96AC86D-5E29-4BD5-AFAC-D37973C41556.jpg
30/06/2020 às 09:03

O secretário de Estado da Fazenda, Alex Del Giglio, garante que o programa de desinvestimento da Petrobras no Amazonas não causará queda de arrecadação para o Estado. Isso porque a saída da Petrobras está condicionada, por iniciativa da própria estatal, à chegada de outra empresa que opere com pelo menos igual montante de exploração. Del Giglio destaca que a venda da operação de exploração de gás natural vem sendo sinalizada há pelo menos quatro anos pela Petrobras. 

Contribuinte    O anúncio de que a Petrobras está vendendo sua operação no Amazonas causou certo temor no mercado  sobre possível queda na arrecadação, já que a estatal é a maior contribuinte individual de ICMS do Estado. Só no ano passado, a rubrica “indústria da extração de petróleo” respondeu por R$ 55,6 milhões nos cofres do Estado.

Eleições  A campanha Eleições Seguras 2020 - que reúne mais de 50 organizações da sociedade civil - pressiona deputados federais para que aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as eleições deste ano para novembro. O adiamento foi recomendado por especialistas da área da saúde e pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Feiras da ADS  As Feiras de Produtos Regionais na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), retomam as atividades nesta terça-feira (30), a partir das 15h, no Manaus Plaza Shopping. O retorno faz parte da reabertura gradual do comércio, que iniciou ontem seu terceiro ciclo

Adaptação  As feiras voltam com várias medidas de segurança em combate à covid-19. Haverá totens de álcool em gel, os clientes terão que usar máscaras de proteção e terão a temperatura corporal aferida. Além disso, os sapatos dos clientes também serão higienizados antes da entrada nas feiras. 

Teste rápido  Administrada pelo Grupo Tapajós, a Drogaria Santo Remédio contabiliza 793 testes rápidos da covid-19 realizados em três semanas na capital. 44% dos clientes atendidos testaram positivo. “Nosso hotsite registrou 4 mil acessos, já no primeiro dia de implantação”, destaca a diretora de marketing Emanuele Rodrigues. 

Câmara Municipal   A respeito da nota publicada na edição do último sábado (27), citando o vereador Rosinaldo Bual (PMN) como o mais inassíduo nas sessões da CMM em maio, a assessoria do parlamentar informa que as ausências têm justificativas plausíveis e que o vereador Bual possui agenda externa com compromissos parlamentares nos mesmos horários das sessões online. 

‘Força maior’  Rosinaldo Bual (PMN) esteve ausente em sete das 12 sessões realizadas em maio com a justificativa de “caso fortuito ou força maior” (AJ2). A assessoria acrescenta a que a justificativa do tipo  AJ2 tem total amparo do  Art. 116, § 1º, V, do Regimento Interno da Casa. 

TCE  No dia 17, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizará a primeira webconferência para discutir o desmatamento e as queimadas na Amazônia com especialistas renomados, entre eles Carlos Nobre, ganhador do Prêmio Nobel da Paz do ano de 2007. A webconferência faz parte de uma série de ações do TCE após a criação de um comitê interinstitucional para definição.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.