Publicidade
Sim & Não

Arthur Neto mira o governo do Amazonas

30/01/2018 às 22:54
Show arthur

A reaproximação do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) do núcleo duro de sua gestão anterior deixa claro que o tucano está de olho na disputa para o governo do Estado. O advogado Paulo Rogério e o jornalista Márcio Noronha, que tiveram forte influência sobre a gestão tucana nos últimos quatro anos, mas foram afastados do prefeito, voltaram a ser “convocados” para orientar Arthur, que segue usando a pré-candidatura à Presidência para fugir de assuntos locais, mas se organiza para enfrentar Amazonino Mendes (PDT).

Pragmatismo Paulo Rogério, que é amigo de Arthur há mais de 30 anos, e Márcio Noronha, ex-chefe da Casa Civil, foram figuras-chaves na gestão tucana e na reeleição do prefeito de Manaus. Deixaram as funções de conselheiros por um fator chamado “Elisabeth Valeiko”. Pensando na campanha, Arthur jogou as rusgas para o escanteio.

Articulação Da estratégia de Arthur também faz parte está bem próximo ao senador Omar Aziz (PSD). Ambos jantaram juntos semana passada. Os deputados federais Pauderney Avelino (DEM) e Silas Câmara (PRB), que apoiaram Amazonino na  campanha, também são cercados.

Análise Pessoas próximas ao prefeito dizem que, após os 100 dias da nova administração estadual, ele passou a enxergar um “cenário viável” para entrar na disputa pelo governo, ao considerar “fragilidades” da gestão Amazonino. Arthur sabe, porém, que parte do seu eleitor se frustrou com promessas que ele nunca cumpriu.

Quase lá Também de olho no comando do Palácio da Compensa, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), David Almeida, afirmou à coluna que a costura política para que ele migre para o PSB “está bem encaminhada”. Só uma coisa está certa: “Sem chance de permanecer no PSD”, disse. 

Largada O Partido da República bateu o martelo. Não fará coligação para deputado estadual nas eleições deste ano e lançará 36 candidatos na disputa por uma vaga  na ALE/AM. Doze são mulheres. 

Meta O presidente estadual do PR, deputado federal Alfredo Nascimento, espera dobrar a bancada do PR na ALE/AM.  Atualmente o partido tem dois representantes na Casa. Hoje, às 19h, a sigla faz a primeira reunião geral com todos os filiados que pretendem disputar as eleições em 2018.

Esboço 1  O deputado estadual José Ricardo (PT) aproveita a última semana de férias do Parlamento para traçar com sua assessoria o  planejamento para  2018 nas  áreas da saúde, educação, segurança, transporte e fiscalização dos recursos públicos.

Esboço 2 Até agora, o deputado está escalado pelo PT para concorrer a uma cadeira na Câmara Federal. Mas no próprio partido correntes  internas defendem que José Ricardo seja candidato ao governo do Estado.

Mudança Orlando Amaral não faz mais parte da Secretaria de Operações Especiais. Em seu lugar assumiu Klinger Paiva. Por ora, Orlando ficará “à disposição” da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM).

Exagero Membros de alta patente da Segurança Pública do Estado vêm se queixando do excesso de exposição nas ações empreendidas pelo titular da pasta, Bosco Saraiva.