Publicidade
Sim & Não

Arthur pediu para cobrar Taxa do Lixo

08/03/2019 às 08:11
Show 15 5a294931 2216 43e4 9304 6796ba05ec27

A Prefeitura de Manaus voltará a cobrar a “Taxa do Lixo”, a partir de junho, a pedido do próprio prefeito Arthur Neto (PSDB). Arthur consta como autor dos embargos que ressuscitaram a cobrança do imposto, que havia sido derrubada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas em 2013. O pedido de “correção” da sentença, aceito sem alarde pelo TJ-AM no ano passado, se vale de premissas estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a cobrança da taxa de coleta de lixo.  

Reação

“Arthur mais uma vez mente para o povo. Ele pediu da Justiça para cobrar a Taxa do Lixo. Mais um imposto pro bolso do contribuinte numa cidade tomada por buracos, ônibus caindo aos pedaços e trânsito caótico”, disparou o deputado federal Marcelo Ramos (PR), autor de uma das ações que tentaram brecar a cobrança.  

Culpa

Ontem, mais uma vez, a prefeitura tentou jogar no colo do ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) o peso político do novo imposto. “A taxa foi recriada em 2010, pelo então prefeito Amazonino Mendes, e esteve sub judice até 2017”, diz nota distribuída à imprensa. 

Justificativa

Na mesma nota, o titular da Semef,  Lourival Praia, afirma: “A decisão judicial não tem mais recurso. A prefeitura deve implementar a cobrança sob o risco de responder por omissão e renúncia fiscal, o que é considerado improbidade administrativa”, diz ele. 

Fogo ex-amigo

Antigo parceiro de oposição na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) do então deputado estadual Luiz Castro (Rede), o petista José Ricardo decidiu cobrar do agora secretário de Educação explicações sobre as dispensas em série de licitação, que dominam contratos na pasta.

Disparo

José Ricardo ainda critica a falta de transparência na Seduc e sustenta que os contratos com dispensa de licitação precisam ser explicados pela secretaria. O deputado federal ainda exige que a gestão Luiz Castro implemente o projeto “Fundeb Transparente”, aprovado pela ALE-AM no final do ano passado, mas vetado pelo governador Wilson Lima.

Alarmante

É crítico o atual quadro epidemiológico do bairro Colônia Antônio Aleixo. Os casos de malária na região aumentaram 2.840%. Em janeiro de 2018, foram apenas cinco. Em janeiro deste ano, 147.

Nova direção

O Conselho Regional de Administração (CRA-AM) dá posse nesta sexta-feira (8) à nova diretoria da entidade para o biênio 2019/2020. O evento acontece às 19h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. A presidência do conselho estará sob a batuta de Inácio Borges.

Feras

Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa Três Comunicação e Marketing, de Manaus, está entre as cinco agências finalistas ao Prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, edição 2019, na categoria região Norte. A gerente de Marketing da MAP Linhas Aéreas, Luciana Marques, também concorre na categoria Executivo  de Comunicação – Região Norte.

Eleição

A escolha dos vencedores se dará pela internet, solicitando o link de votação pelo e-mail premio@maxpress.com.br. A iniciativa é da Mega Brasil e da Maxpress e as indicações foram feitas por profissionais da área no País.