Publicidade
Sim & Não

Artur e Braga apanham na Assembleia

22/12/2016 às 22:54
Show david almeida 022

O discurso de agradecimento do presidente eleito da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) deixou evidente a derrota do grupo político comandando pelo prefeito Artur Neto (PSDB) e pelo senador Eduardo Braga (PMDB). David Almeida dedicou a vitória ao governador José Melo, Omar Aziz, Alfredo Nascimento e a Pauderney Avelino, além dos parlamentares que pertencem às siglas dos caciques, pela vitória acachapante de ontem. Almeida conquistou 17 votos. Bosco Saraiva, do partido de Artur Neto, teve apenas dois.

Cicatrizes   A disputa pelo comando da Assembleia deixou feridas que só deverão ser curadas com  o tempo. Contrariado com a articulação que elegeu David Almeida, o deputado Sidney Leite (Pros), do partido de José Melo,  votou em branco. Leite deixou a Sepror para disputar a presidência da ALE/AM, mas não teve força - nem apoio do governo.

Sintomático Bosco Saraiva, que seria o principal concorrente de David Almeida,  teve a mesma quantidade de votos que José Ricardo, do PT. Já Vicente Lopes, do PMDB de Braga, que disputou a preferência dos colegas para chegar à presidência, nem foi à votação. Faltou “por problemas pessoais”, conforme registrou o presidente da sessão.

Traidor   Platiny Soares (DEM), que fez discurso de independência nos últimos dias e até figurou na formação da chapa encabeçada por Bosco Saraiva  - que tinha como vice Alessandra Campelo - pulou fora do barco antes da votação e se abraçou de novo com o time governista. Nos bastidores, é chamado de “Silvério dos Reis” pelos colegas.

Crivo   Pela primeira vez desde a mudança na legislação do MP, todos os membros da instituição poderão participar do processo de escolha do nome que ocupará a vaga aberta no Pleno do TJ/AM. Há 12 anos, o Ministério Público definiu um representante para compor a Corte. Foi Socorro Guedes, indicada por eleição indireta através do Conselho Superior.

Campanha  Em 2011, o MP alterou o critério de escolha e agora a classe inteira pode participar da eleição por voto direto e uninominal. Os candidatos mais votados formarão a lista sêxtupla que será enviada ao TJ/AM para a escolha dos três finalistas. Ao final, caberá ao governador nomear o novo integrante da Corte, que terá posse imediata. O atual  procurador-geral, Fábio Monteiro, é tido como favorito.

 Ajuda 1   A Defensoria Pública do Amazonas terá um reforço no orçamento para melhoria do atendimento da população em 2017. O deputado José Ricardo Wendling foi o único parlamentar que apresentou e conseguiu a aprovação de emenda na ALE-AM, da ordem de R$ 200 mil, para a instituição.

Ajuda 2   De acordo com o defensor público geral Rafael Barbosa, o recurso será utilizado na contratação de uma consultoria que vai implantar modelo de gestão para otimizar recursos e melhorar os serviços prestados aos assistidos da DPE-AM.

Conquista   A UEA fecha 2016 com uma boa nova: mais uma parceria com a USP, que resultará na  oferta do Doutorado em Administração. O curso oferecido pela USP, e agora também pela UEA, é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) com o Conceito 7, a melhor avaliação de cursos de pós-graduação do País .