Publicidade
Sim & Não

Artur e Wilker longe da base

18/01/2017 às 22:07
Show sim e n o 033

Vereadores da base andam incomodados com a cerca de jurubeba que se levantou entre eles e o prefeito Artur Neto (PSDB) e o presidente da CMM, Wilker Barreto (PHS). Sem acesso aos dois, os parlamentares decidiram bater ponto nas secretarias municipais, atrás de reuniões com secretários. O movimento, quase que coordenado, vem irritando os titulares das pastas. Isso porque muitos vereadores esquecem de que são legisladores e agem nas secretarias como se tivessem poder de Executivo.

Sem rumo   Tem secretário surpreso com a “qualidade” da base na CMM. Contam que há muitos vereadores que não têm a mínima noção do que estão fazendo na Casa.

Desencontros A briga pelas comissões da CMM começou, nesta semana, com vereadores cobrando promessas de campanha do presidente reeleito da Casa, Wilker Barreto (PHS). Questionam Wilker sobre ele ter prometido a mesma comissão para até três vereadores.

Jogo triplo  A suspeita do jogo triplo do presidente veio depois que dois vereadores, em uma conversa informal, descobriram que tinham a promessa de ficar com a mesma presidência de comissão.

Uma pra dois  Exemplo citado por um vereador à coluna é a Comissão de Educação, que Wilker tinha reservado para o colega de partido, vereador Professor Samuel (PHS), mas também disse que a entregaria para o Professor Fransuá (PV) e para a veterana Therezinha Ruiz (DEM).

Par ou ímpar?  Os tucanos Plínio Valério e Dante têm a promessa de dirigirem a Comissão de Constituição e Justiça. Vão ter de tirar par ou ímpar.

Faltam comissões  Na Assembleia Legislativa (ALE-AM), a briga por comissões também está grande. Principalmente as que dão mais visibilidade, como a de Constituição e Justiça e a de Finanças. “Há mais candidatos a presidente que comissões”, comentou um deputado à coluna.

Quer demais  Nessa briga na ALE-AM, o tempo fechou depois que alguns deputados souberam que há um acordo com a nova presidência da Casa para que Platiny Soares (DEM) assuma a CCJ. Os parlamentares sustentam que Platiny já está no lucro por ter um cargo na Mesa já no 1º mandato.

Quem será?  Falando em ALE-AM, os deputados Sabá Reis (PR), Abdala Fraxe (PTN), Belarmino Lins (Pros) e Josué Neto (PSD) disputam a posição de líder do governo. Na teoria, Sabá, que é vice-líder, teria mais chances. Mas José Melo (Pros) não deve seguir a ordem da fila.

Mais assíduo  Um dos critérios analisados pelo governo para escolher o sucessor de David Almeida (PSD) na liderança é a presença em Plenário.

Fica  O prefeito Artur Neto (PSDB) confirmou a contratação de Wilton Pereira dos Santos Filho em um cargo comissionado na subsecretaria de Assuntos Administrativos e de Governo. Wilton é filho do prefeito de Novo Airão e aliado do tucano, Wilton Pereira dos Santos (PSDB).

Amigão!  A renovação do contrato de Wilton foi publicada no Diário Oficial do Município que circulou ontem na Internet. Na edição do dia 16, A CRÍTICA publicou informação de que Artur paga ao prefeito de Novo Airão um aluguel no valor de R$ 710,2 mil (por dois anos), além de empregar na prefeitura dois filhos e uma nora do aliado.