Publicidade
Sim & Não

Artur elogia Rotta e negocia com Braga

05/05/2017 às 21:57 - Atualizado em 05/05/2017 às 22:04
Show artur0333

O caminho traçado pelo senador Eduardo Braga (PMDB) para tentar voltar ao governo do Estado pode ter mais entraves do que se imagina. Além da estratégia montada pela ALE/AM para transformar a nova eleição em votação indireta, só com a participação dos deputados, o prefeito Artur Neto (PSDB) declarou que o vice, Marcos Rotta, também do PMDB, “é um baita candidato”. “Sou Rotta Futebol Clube”, afirmou  ao A CRÍTICA. Artur e Braga jantaram ontem para tentar ajustar os ponteiros.

Estratégia A decisão da ALE/AM de recorrer ao STF para que o substituto de José Melo (Pros) seja escolhido de forma indireta incomodou o ninho tucano. “O que o tribunal (TSE) decidiu é o que deve ser feito. A população deve votar”, afirmou Artur Neto.

Adesão   Após se reunir com o deputado federal Alfredo Nascimento, o ex-deputado estadual Marcelo Ramos (PR) sinalizou candidatura para o governo. “Conversei com o Alfredo e recebemos ligações de várias lideranças da capital e do interior manifestando apoio e pedindo que apresentemos a candidatura", disse Ramos.

Xadrez Mas o jogo político em torno da nova eleição para o governo do Estado está  imprevisível. Eduardo Braga conversou a portas fechadas com Alfredo Nascimento sobre o assunto, ontem. Já Artur Neto e Omar Aziz bateram papo por telefone. Todos estiveram em lados opostos  na campanha à Prefeitura de Manaus. 

Reticência  Uma parte da bancada federal do Amazonas também abriu diálogo com Artur, o que reforça a tese de que não há entre os tucanos “questão fechada” com Eduardo Braga. O deputado federal Átila Lins, do PSD de Omar, foi um dos que manteve contato com o prefeito.

Pressa  Independente de acordos, assessores legislativos dos deputados que são membros do PMDB, na Assembleia, já foram avisados que vão trabalhar para a “campanha” de Eduardo Braga.

Nomeação  No próximo dia 17 de maio,  o procurador-geral de Justiça, Fábio Monteiro,  nomeará o primeiro grupo de promotores substitutos aprovados no último concurso público, realizado no ano passado. Serão seis novos promotores.

Prioritário A medida atende a uma das prioridades do MPE na atual gestão,  que é dotar todo o interior com promotores titulares atuando nas comarcas, melhorando o atendimento à população. Ao todo serão chamados 19 novos promotores.

Urgência   Decreto publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) que circulou ontem declara “situação  de  emergência  social” em Manaus em virtude da chegada em massa de indígenas estrangeiros vindo das Venezuela.

Ajuda  O decreto determina que a Secretaria  Municipal  da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos priorize as ações humanitárias em favor dos indígenas e disponibilize o “Consultório de Rua” para atender os imigrantes. Para contratar bens e serviços, haverá dispensa de licitação.

Crônicas   A partir deste fim de semana, A CRÍTICA passa a publicar os artigos do secretário de Cultura Robério Braga aos domingos. Ele ocupará o espaço antes destinado ao escritor Márcio Souza, que deixará de escrever para o jornal.