Publicidade
Sim & Não

Artur joga por candidatura ao governo

21/09/2017 às 21:34
Show artur 1235

As últimas movimentações políticas do prefeito de Manaus, Artur Neto, mostram que o tucano está de olho na eleição para o governo do Estado em 2018. Ao declarar à revista Veja que pretende disputar as prévias do PSDB para concorrer à Presidência, Artur tenta, na verdade, impor-se na pauta da imprensa com assuntos de interesse nacional, se distanciando de problemas locais e tocando a articulação rumo ao Executivo Estadual, com a ajuda do filho, Bisneto, e do vice Marcos Rotta.

Estratégia Conforme apurou a coluna, Artur está ciente que não tem condições de se candidatar nem mesmo à vice-presidência, mas quer manter o nome em evidência nacionalmente para fortalecer sua imagem no Estado.

Passos A ida de Marcos Rotta para o PSDB, a entrega do caixa da Prefeitura de Manaus a Arthur Bisneto, o racha com Eduardo Braga (PMDB) e a aproximação súbida do tucano a prefeitos do interior do Estado mostram que Artur Neto  mira o governo do Amazonas.

Pré-campanha 1 No dia 13 de setembro, Artur se reuniu com prefeitos e gestores do interior, que estavam acompanhados do presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), João Campelo, e se colocou como intermediador entre as cidades do AM e o presidente Michel Temer.

Pré-campanha 2  O encontro dos prefeitos do interior foi definido pela AAM como “articulação inédita”, que tem como fim “unir os prefeitos do interior e aproximá-los da gestão do prefeito de Manaus, Artur Neto”. Na mesma ocisão, Artur decidiu doar 50 mil lâmpadas para municípios amazonenses.

Desmoralização  A mentira contada ontem pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), Abdala Fraxe (Podemos), sobre a data da posse do governador eleito Amazonino Mendes (PDT), jogou mais dúvida sobre as reais intenções dos membros da Mesa Diretora da Casa.

Flagrante Ao dizer que “nunca” marcou a posse de Amazonino para o dia 5 de outubro, Abdala foi desmentido por entrevistas gravadas pela imprensa (o aúdio consta no portal acritica.com), em que ele confirma não só a data, mas o horário (10h da manhã).

Climão 1 Embora tentem aparentar que a transição de governo siga dentro da mais absoluta tranquilidade, a verdade é que o trabalho das equipes do Executivo Estadual e do governador eleito não anda nada amigável.

Climão 2 Nem todas as informações solicitadas por assessores de Amazonino Mendes vem sendo repassadas a contento pelo grupo que representa a gestão David Almeida. O clima azedou de vez após a decisão da Assembleia de postegar a posse de Amazonino.

Padrão Lava Jato  O Ministério Público do Estado (MPE/AM) enviou para Curitiba um  promotor do Gaeco para participar de workshop com integrantes da Operação Lava Jato, entre eles, o procurador da República Deltan Dallagnol.

Delações  Alessandro Sanmartin  será multiplicador no MP das técnicas de investigação usadas na Lava Jato. As próximas operações de combate à corrupção no AM podem ser turbinadas com  negociação e formalização de colaboração premiada.