Publicidade
Sim & Não

Artur quer Rotta como governador

18/02/2017 às 18:34
Show sim e n o033

Um ‘ato falho’ do prefeito Artur Neto (PSDB) deixou evidente que ele e o vice, Marcos Rotta (PDMB), mantém planos que vão de encontro ao desejo do senador Eduardo Braga (PMDB) de voltar ao comando do governo do Estado. Ao confundir a função de Rotta com a de vice-governador, em evento público no meio da semana, Artur corrigiu-se afirmando que não quer ver o atual vice como número 2 do Executivo, mas sim, como “governador do Estado”.

Ocasião   A fala de Artur Neto se deu durante a entrevista coletiva que ele concedeu, na última quinta (16), momento em que atacou o governador José Melo (Pros) e também revelou estar com câncer de próstata. 

Mágoa   O tucano ainda deixou claro manter a tese de que a eleição de 2010 para o Senado lhe foi surrupiada por Eduardo Braga, que, à época, apoiou a então deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Confronto 1 Rivais desde a última eleição para o governo do Estado, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga terão um novo embate: a escolha do próximo coordenador da bancada federal do Amazonas em março. 

Confronto 2  Pelo rodízio acordado entre os parlamentares, a função, agora, será ocupada por um membro do Senado. Hoje, a bancada é coordenada pelo deputado federal Átila Lins (PSD). Omar não quer nem Braga nem Vanessa. A dupla, por óbvio, rejeita o senador.

Avanço   O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) concluiu, com sucesso, os testes para realizar audiências por videoconferência e fará, em março, a primeira delas, em link com o presídio federal de Campo Grande. A ideia é agilizar processos - além, claro, de economizar em deslocamentos.

Data  Está marcada para 31 de março a eleição para a presidência da Associação Amazonense dos Municípios. De acordo com o secretário-geral da AAM, o ex-prefeito de Juruá Tabira Ferreira (PSD), o edital para inscrição dos candidatos deve sair na próxima semana.

Disputa  Até o momento o atual presidente da AAM, João Campelo (PMDB), o prefeito de Parintins Bi Garcia (PSDB) e Jair Souto (PMDB), prefeito de Manaquiri, demonstraram interesse em participar da eleição. Anderson de Souza (Pros), de Rio Preto da Eva, corre por fora de olho na função.

Quem cala...  Acusado de tomar  posse de móveis e eletrodomésticos da Prefeitura de Maués, o ex-prefeito da cidade, Carlos Góes, foi intimado, mas até hoje não compareceu à delegacia para prestar esclarecimentos. No mês passado ele se defendeu por nota e negou as acusações.

Discussão  O deputado federal Pauderney Avelino (Democratas) participa quarta-feira, 22, do programa “Entre Aspas”, da jornalista Mônica Waldvogel, para um debate sobre as cinco unidades de conservação do Sul do AM, criadas pela ex-presidente Dilma no fim de sua gestão.

Argumento  A bancada do AM defende a criação de um projeto de lei reduzindo em 37% da área destinada para estas unidades.  A região concentra as terras mais férteis do Estado e muitas áreas já estavam com projetos de manejo aprovados.