Sexta-feira, 03 de Julho de 2020
Sim & Não

As 'fake news' da reabertura do comércio não essencial


show_show_portal_F1D1485E-7B3A-49C2-8532-1E2039A791C3.jpg
27/05/2020 às 09:36

Bastou o governador Wilson Lima (PSC) anunciar que estuda a reabertura gradual do comércio não essencial a  partir de junho para proliferarem em redes sociais e aplicativos de mensagens notícias falsas sobre o tema. A mais radical e, portanto, menos digna de crédito, dá conta de que bares, restaurantes e praças de alimentação já estariam autorizados a funcionar até as 21h. O cronograma oficial de reabertura do Governo do Estado só será anunciado hoje (27) à tarde.   

Falso   Na tarde de ontem (26), enquanto o governo ainda mantinha reuniões para o fechamento de um cronograma oficial, um outro com falsas incrições do Governo do Estado e da Fundação Vigilância em Saúde já circulava.   

Palpite   De acordo com o cronograma falso, que tem a legitimidade de um palpite, a reabertura se iniciaria no primeiro dia de junho com shoppings, lojas de rua e lojas de automóveis, e se completaria em setembro, com a autorização para a realização de eventos. 

Interior   Sobre o tema, em entrevista durante a inauguração da primeira unidade de atendimendimento voltada para indígenas com Covid-19 do Brasil, o governador Wilson Lima (PSC) destacou que a decisão de reabertura do comércio no interior cabe ao prefeito de cada município.  

Festival   Outro boato que também frutificou  na tarde de ontem no fértil terreno das mídias sociais diz respeito ao Festival Folclórico de Parintins. Esse confirmava a realização do festival nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Nada oficial, de novo. Ainda não há novas datas para a realização do evento folclórico.

Procon   O deputado estadual Saullo Vianna (PTB) apresentou requerimento para que o Procon e as Comissões Municipais do Consumidor tomem providências contra o aumento abusivo no preço dos remédios para o tratamento do novo Coronavírus. O documento foi apresentado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, que deve encaminhar aos órgãos competentes.

Kits   Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) se uniram em parceria para beneficiar mais de 3 mil idosos com kits de higiene em Manaus.  
Sem recesso   De autoria do vereador Diego Afonso (PSL), o projeto que propunha a suspensão do recesso parlamentar previsto para o período de 26 de junho a 09 de julho na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi aprovado em sessão virtual.   

Novo Aripuanã   A concentração diária de cerca de 100 trabalhadores, o que aumenta o risco de contágio pela Covid-19, motivou a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no Polo do Madeira e o Ministério Público do Estado (MPE-AM) a ingressarem com uma ação pedindo a suspensão da obra de revitalização da orla de Novo Aripuanã. 

EPIs   O Hospital de Guarnição e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Tabatinga receberam a doação do Centro Universitário Fametro de 200 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs). Ao todo, a Fametro já entregou 1.340 kits aos profissionais de Manaus, Parintins e Tabatinga. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.