Publicidade
Sim & Não

Assembleia está de olho na decisão do TSE

08/11/2016 às 21:17
Show jose melo02

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que vai definir o futuro do governador José Melo (Pros) deve influenciar na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado. Os candidatos à chefia da Casa podem se fortalecer ou encolher dependendo da definição que será dada ao processo de cassação de Melo. Se o senador Eduardo Braga (PMDB) assumir o governo, Bosco Saraiva (PSDB) cresce. Se Melo ficar, Belarmino Lins (Pros) e David Almeida (PSD) ficam mais fortes. 

Jeitinho   Legalmente, conforme a Constituição do Estado, a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia deve acontecer na última sessão do ano. Mas, entre os parlamentares, já há quem especule criar um artifício para deixar a eleição para o início do ano que vem.

Avisado Datado de 30 de setembro, um telegrama enviado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu ciência  à 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual da decisão que autorizou o reajuste da passagem de ônibus em Manaus.

Endereço  A comunicação do STJ, enviada  ao 5º andar, setor 3, do Fórum Henoch Reis, informa à Justiça Estadual, em 21 páginas, a decisão da ministra Assusete Magalhães. Ela argumenta que a ordem para o reajuste está amparada em “nota técnica” da SMTU e manda comunicar imediatamente “ao tribunal de origem”.

   O deputado estadual Francisco Souza, do PTN, tietou o deputado federal Jair Bolsonaro em voo da Gol, ontem, no trajeto Rio de Janeiro-Brasília. 

Selfie  De acordo com Souza, que publicou sua foto com Bolsonaro no Facebook, o deputado federal “relembrou a última passagem por Manaus” e falou sobre “desenvolvimento na Amazônia, problema fundiário em Roraima e a importância da BR-319”.

Qualificação   A Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) tenta convencer gestores de universidades no Brasil a criarem o curso de Ciência Policial, autorizado pelo MEC, conforme a entidade. Em Manaus, representantes da Cobrapol mantém diálogo com a Nilton Lins, Unisul e Estácio.

Segurança   “Para mudar a cultura e otimizar o serviço policial tem que ser através do ensino”, diz o presidente da confederação, o amazonense Jânio Bosco Gandra. O curso de bacharelado poderá ser feito na modalidade à distância.

Demora  Oito anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) julgou irregular a prestação de contas de 2008 do ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, que cumpre, hoje, o regime semi-aberto no Compaj. Ele terá que devolver R$ 59 milhões. O prazo é de 30 dias.

Furioso  Na tribuna da ALE/AM, ontem, o deputado Cabo Maciel (PR) se disse revoltado com o fato de policiais militares terem sido obrigados a entregar os celulares de uso pessoal para gestores de escolas durante a realização das provas do Enem.

Na pele  Segundo ele, a medida levou prejuízo a ação dos policiais, já que eles ficaram impedidos de se comunicar. “Aconteceu de tudo: furto de motos, celulares e até arrastões, tendo como uma das vítimas minha filha”, sustentou Maciel.