Publicidade
Sim & Não

Assembleia vê respaldo com impeachment

19/05/2017 às 21:54 - Atualizado em 19/05/2017 às 22:07
Show aleam0888

A provável renúncia ou o impeachment do presidente Michel Temer dará à Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) o respaldo que precisava para realizar eleição indireta para o governo do Estado, com o aval do TSE. É o que creem membros da Mesa Diretora da Casa, com base no posicionamento de juristas renomados que avaliam, em reportagens nacionais, o cenário com a saída de Temer. Todos dizem que, pela regra constitucional vigente, caberá ao Congresso eleger um novo presidente.

Magoou    As críticas direcionadas à ALE/AM, que tomou a iniciativa de invocar, perante o TSE, o direito de realizar a nova eleição, não foram bem recebidas pelos membros da Casa.

Irritação  De acordo com o presidente da Assembleia, Abdala Fraxe (PTN), a Casa foi taxada de “burra” e “incompetente” por, segundo ele, “defender a Constituição”. “Todas as notícias estão dizendo que se o presidente Temer for cassado no dia 6, as eleições serão indiretas. E agora?”, questionou, argumentando que no AM a regra deve ser a mesma. 

Alvorada    Acredite: quando o relógio ainda marca 4h30 da madrugada, o governador David Almeida (PSD) já está convocando secretários para despachar. Em seguida, ele  faz sua corrida diária e um treino funcional. Na sede do governo, ele chega às 7h.

Acelerado  David Almeida corre, literalmente, para multiplicar os 90 dias de governo por um número que só ele determina, a cada dia. Tudo feito num ritmo alucinante.

Dinheiro...  A Fecomércio Amazonas discute na segunda (22) que tipo de recurso poderá ser usado para que empresas, e o cidadão comum, peçam a restituição de tributos cobrados indevidamente das contas de luz, por conta de um cálculo indevido do ICMS.

...De volta   O advogado Paulo Wiedmann foi convidado pelo presidente da Fecomércio/AM, José Roberto Tadros, para mostrar como será possível reaver os pagamentos das contas de energia cobrados indevidamente nos últimos anos.

Prodígio   No quadro efetivo da Procuradoria-Geral do Estado há quase dez anos,  Tadeu de Souza Silva, escolhido para comandar o órgão pela nova gestão, chega ao posto com apenas 43 anos de idade. Nada mal para quem aos 34 anos já era procurador do Estado. Ele substituiu a procuradora Heloysa Simonetti Teixeira. 

Veículos   Em número de financiamento de carros, o Amazonas só perde para o Pará na região Norte. Foram 3.479 unidades vendidas a crédito em abril. O dado é da B3, empresa que reúne as atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo.

Mas...  O volume acima representa uma queda de 4,1% em relação ao mesmo mês de 2016. Os dados incluem automóveis leves, motos e pesados. A região Norte encerrou o mês de abril com 19.066 veículos financiados, retração de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. 

 Facilidade   Com mil registros por dia, o volume de boletins de ocorrência do novo site da Delegacia Interativa, criado pela Prodam, deve dobrar em alguns dias. Vai permitir, por exemplo, que o cidadão registre  crimes como  calúnia, injúria ou difamação.