Sábado, 17 de Abril de 2021
Sim e Não

Aumento de mulheres no Pleno do TJ


noticiasconcursos.com.br-tj-am_0385EFDE-DEAA-4F4D-BE2F-E6CA91ABA290.jpg
25/02/2021 às 07:37

A representatividade feminina no Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas deve aumentar em 50%. Isso porque, das quatro vagas para desembargadores que devem ser preenchidas este ano, duas serão para quem tem mais tempo de serviço, que hoje são Onilza Abreu Gerth e Mirza Telma de Oliveira Cunha. Uma das vagas é destinada a um membro do Ministério Público, por meio de uma eleição. Mas, internamente, já se fala no nome da promotora Vânia Marinho.

Baixa proporção - Hoje atuam como desembargadoras seis mulheres,  uma  delas, Encarnação Salgado, afastada pelo STJ. Mesmo com o futuro aumento feminino na Corte, que deve ser de 9 mulheres,  a proporção ainda é baixa comparada aos homens. São 26 cadeiras na Corte do TJAM.  

Por tabela - Possíveis candidatos do Ministério  Público do Amazonas, que em eleição interna deve indicar três nomes ao governador Wilson Lima, não estão muito animados pela vaga. Nos bastidores já falam de um pleito apenas para cumprir tabela, já que a promotora Vânia Marinho é apontada como favorita.

Parecer... - O Ministério Público Federal  apresentou  parecer favorável à ação judicial movida pelas Defensorias Públicas do Estado (DPE-AM) e da União (DPU), para obrigar a União a adquirir novas doses da vacina contra Covid-19 para imunizar 70% da população de Manaus e mais sete cidades do interior do Amazonas.  

...favorável - Sobre o parecer do MPF, o defensor geral do Amazonas, Ricardo Paiva, ressaltou que  vacinação em massa dos amazonenses é estratégica para o combate da Covid-19 em todo o país. “A prioridade vai garantir um bloqueio sanitário, evitando, entre outras coisas, que a nova cepa do coronavírus se espalhe ainda mais por outros estados”.

Denegou - Já a  União se manifestou pela denegação do pedido de concessão de tutela antecipada de urgência. Justificou que o pedido interfere  no sistema constitucional dos poderes, ao invadir a atribuição do Poder Executivo de regular “a conveniência e oportunidade na forma e operacionalização de assunto relativo à política de atenção à saúde no país”.

Eleição... - Aconteceu ontem a homologação das três chapas que concorrem à eleição para a reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). São elas: Chapa 55 “Inov@ UFAM”, cuja candidata a reitora é a professora Dra. Andrea Viviane Waichman e candidata a vice-reitora: professora Dra. Margarida Carmo de Souza. 

... na Ufam - Na chapa 33 - “Experiência para decidir, coragem para fazer”, tendo como  candidato a reeleição o professor Dr. Sylvio Puga e candidata a vice-reitora: profa. Dra. Therezinha de Jesus Pinto Fraxe; Já na Chapa 21 - “UFAM+” - quem encabeça é o professor Dr. Marco Antonio de Freiras Mendonça e o candidato a vice-reitor: professor Dr. Raimundo Ribeiro Passos.

Desplante - O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) avaliou como desplante a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, à bancada federal do AM, que disse não saber dos prejuízos gerados à ZFM  com a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de reduzir o imposto de importação de bicicletas de 35% para 20% de forma gradual até o fim do ano.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.