Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
Editorial

Ausência de planejamento urbano


Capture_897FEB62-C224-44FC-96AE-8D40C623729C.JPG
15/12/2019 às 03:40

O retorno da “cidade flutuante” - aglomerado de palafitas no bairro do Educandos, ao longo de parte da orla de Manaus - é o triste sintoma da completa ausência de planejamento urbano na cidade. Uma ausência que se perpetua desde o início do século passado. É um retrato da segregação social na capital amazonense. O local chegou a ser desocupado no fim da década de 1960, mas sem a implantação de um projeto sério de urbanização. O resultado foi a instalação de novas famílias que encontram nas palafitas uma alternativa de moradia, ainda que em situação de extremo risco sanitário, vivendo em situação à margem da própria dignidade, sem falar nos danos causados ao meio ambiente, com o despejo diário de lixo de todo tipo e dejetos diretamente no rio. 

Um cenário lastimável, um “cartão-postal” horrendo e uma triste mensagem de boas-vindas a quem chega de barco à capital. Na nova cidade flutuante, como em sua versão anterior, os moradores têm acesso precário a serviços básicos como água tratada, correios,  e ambulâncias, além de conviverem com o constante risco de acidentes - principalmente para crianças - devido às frágeis estruturas de madeira. 

Se algum dia o poder público promover nova remoção das famílias, a ação só terá eficácia se fizer parte de um programa habitacional abrangente, acompanhado de um projeto de recuperação ambiental para a orla. Seria um ganho enorme para Manaus a substituição dos casebres por uma orla recuperada e bem cuidada, condizente com a imponência do Rio Negro. Um atrativo com grande potencial turístico que não precisa ser apenas um sonho. Como toda iniciativa de grande impacto social, é preciso vontade política, recursos financeiros e gestão de qualidade. 

Enquanto esses elementos não convergem, a população da cidade flutuante segue sonhando com o dia que terão moradia digna, e todo o resto de Manaus, com o dia que a capital deixará de ter uma orla tão horrível e desumana naquele trecho.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.