Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Ausências sentidas no TCE-AM


tce-am_844AF014-2792-4944-A2D9-8E69F1C7E600.JPG
11/12/2019 às 09:16

O ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, questionou, ontem (10), as ausências dos conselheiros Julio Cabral e Júlio Pinheiro e do auditor Alípio Firmo Filho na sessão do Pleno realizada na Corte de Contas. A sessão especial analisava as contas do prefeito Arthur Neto (PSDB). Desterro ponderou que as sessões do Pleno são um dos momentos mais importantes da corte, por serem o momento do julgamento das ações no Tribunal.

Justificado   O ouvidor-geral disse também que a sessão de julgamento das contas de Arthur Neto era uma sessão especial e convocada com a devida antecedência, daí estranhar as ausências. O TCE-AM informou que os conselheiros Julio Cabral e Júlio Pinheiro, além do auditor Alípio Firmo Filho, estavam ausentes da sessão por motivo justificado.

Balanço   A Corte de Contas realiza, hoje (11), às 10h, no auditório da instituição, a última sessão ordinária deste ano, julgando um total de 105 processos. Na ocasião, a atual presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, fará o balanço administrativo do biênio 2018-2019.

Humanismo   O projeto de lei que institui o Selo Empresa Humanitária (SEH) foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), em sessão plenária, ontem (10). O projeto é de  autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos) em conjunto com o deputado Péricles Nascimento (PSL).

Planos de saúde  Também foi aprovado por unanimidade na  sessão de ontem na ALE-AM o projeto de lei que obriga as operadoras de planos de saúde que operam no Estado a justificarem a negativa de cobertura ao consumidor amazonense. O PL será encaminhado à sanção do governador do Estado, Wilson Lima (PSC).

Estágio Os estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) agora vão poder fazer estágio na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com mais facilidade. As duas instituições celebraram ontem (10) um Termo de Cooperação Técnica para estágio curricular não remunerado. A parceria tem a validade de cinco anos e irá oferecer 29 vagas.

Mérito   A secretária da Sejusc, Caroline Braz, recebe, hoje (10), a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo, por indicação da deputada Joana Darc (PL), pelos serviços prestados à frente do órgão. A superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), Lamisse Said, receberá a Comenda, por indicação do deputado Adjuto Afonso (PDT).

Mérito 2 Também será agraciado com o Mérito Legislativo, hoje (10), o artista plástico Rui Machado, por indicação do deputado Serafim Corrêa. A medalha é concedida a personalidades das mais variadas áreas de atuação e cada um dos 24 deputados estaduais homenageará uma personalidade.

Lançamento O livro “Sete Mentiras Capitais”, do professor José Seráfico será lançado neste sábado (14), às 10h30, no Centro Cultural Óscar Ramos, localizado na rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus. O livro trata das mentiras usadas para esconder os males impostos aos consumidores e cidadãos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.