Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019
Sim & Não

Azevedo é novo cidadão do Amazonas


nelson_2A6FFC8E-A651-4CEC-A6B3-9DB2D83A7F65.jpg
23/10/2019 às 08:05

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, receberá o título de Cidadão do Amazonas em cerimônia a ser agendada pela Assembleia Legislativa do Estado. A concessão do título foi autorizada pela lei 4.969/19, publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador em exercício Carlos Almeida Filho, que ficará no cargo até o final do mês, durante viagem do governador Wilson Lima.

FesPIM  Sem expectativa para realização de uma  nova edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) aposta na Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), evento do Instituto Piatam, apoiado pela autarquia, como principal evento de divulgação do modelo.

Será que vem? Para marcar a primeira edição do FesPIM, o superintendente da Suframa Alfredo Almeida espera contar com a presença de Jair Bolsonaro na abertura do evento, em 27 de novembro, mas a viagem do presidente ao Amazonas ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Botos em perigo Levantamento da WWF realizado no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru indica que as principais ameaças para a espécie de botos são as hidrelétricas e a mineração ilegal na Amazônia. O estudo completo será divulgado amanhã, Dia Internacional do Boto.

Mortalidade Segundo o estudo, a operação de mais de 140 usinas hidrelétricas no bioma Amazônia afeta os cetáceos pois há alta mortalidade de animais juvenis em turbinas hidrelétricas, e  migração interrompida de peixes, seu principal alimento.

Fonte Boa O Tribunal de Contas do Estado julga hoje  representação do Ministério Público de Contas, contra o  prefeito de Fonte Boa, Gilberto Ferreira Lisboa, o Biquinho. O  gestor é acusado de omissão ao não implantar a política pública de resíduos sólidos no município.

Denúncia Também está na pauta do TCE, a denúncia contra o prefeito de Carauari, Bruno Luiz Litaiff Ramalho, que teria contratado médicos sem o devido registro no Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam).

Sem importunação Ontem, a ALE-AM aprovou projeto de lei que obriga a divulgação da legislação federal sobre o crime de importunação sexual em bares, restaurantes, boates e casas de shows. Os locais terão que fixar placas informando que a importunação sexual é crime e dá até cinco anos de prisão.

Terceirizados O deputado federal José Ricardo (PT-AM) apresentou indicação ao Governo Federal para a liberação de R$ 30 milhões a fim de pagar a rescisão dos 550 funcionários terceirizados e contratados em regime CLT pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol), lotados no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM).

Ação do MPF A indicação atende ao pedido dos trabalhadores feito na audiência pública realizada em dia 30 de setembro em Manaus. O contrato encerra em dezembro deste ano e não deverá ser mais prorrogado por determinação dos Ministérios Público Federal, Estadual e do Trabalho.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.