Publicidade
Sim & Não

Bancada da Lava Jato tem reforço do AM

18/07/2018 às 20:51
Show pol cia federal

O Amazonas é um dos dois estados do País a lançar delegados federais para as três Casas Legislativas em disputa esse ano: Senado, Câmara Federal e Assembleia. Só no Paraná, berço da Lava Jato, a mesma estratégia capitaneada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal será usada. A maioria das candidaturas incentivadas pela entidade tem como alvo a Câmara. “Nosso foco não é o Executivo, é o Parlamento. A renovação precisa partir do Congresso e das Assembleias”, diz o delegado Wesley Aguiar. 

Simbolismo Os delegados escolheram Curitiba como sede de um encontro entre os pré-candidatos oriundos da PF para definir diretrizes. Ao todo, 13 delegados estiveram presentes. “Mas esse número (de pré-candidatos) deve chegar a 20 no Brasil todo”, disse Wesley Aguiar, que é pré-candidato ao Senado pelo PDT.

Pilares  Segundo ele, ficou definido que os delegados vão defender cinco bandeiras: combate à corrupção, segurança pública, combate à impunidade, fim do foro privilegiado e o fortalecimento das instituições de fiscalização. No Amazonas, o delegado federal Pablo Oliva será candidato a deputado federal pelo PSL e o colega Marcelo Dias vai brigar por uma vaga na ALE/AM pelo PPS.

À espera Pauderney Avelino (DEM), Alfredo Nascimento (PR), Eduardo Braga (MDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) vivem o mesmo dilema. Querem todos uma vaga no Senado, mas não sabem ao lado de qual candidato a governador vão figurar na campanha este ano.

Contratos O número de servidores da Prefeitura de Manaus contratados pelo Regime de Direito Administrativo (RDA) saltou de 7.786 para 8.524 em junho. O aumento segue na contramão de orientação dada pelo TCE/AM, que previa a redução gradativa desse quantitativo. 

Custos   Ao todo, a administração direta e indireta do Poder Executivo Municipal mantém 32.879 funcionários públicos. O gasto médio da Prefeitura de Manaus com sua folha de pagamento é de R$ 140 milhões por mês. A pasta que mais emprega é a Semed, que tem 15.320 servidores (desse universo, 3.825 são RDAs). 

Desse jeito   Ligado à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, o empresário Antônio Prado é um forte candidato a deputado estadual, mas já avisou a pessoas próximas: não vai rezar na cartilha estabelecida por Silas Câmara (PRB).

Segredo “A Prefeitura insiste em dizer, na propaganda enganosa, que está asfaltando dez mil ruas em nossa cidade. O problema é que a obra, quando executada, sai de qualquer jeito”. Do vereador Chico Preto (PMN), irritado com  a decisão do plenário da CMM, que recusou a ideia de fiscalizar passo a passo as obras.

Estranho  “Apresentei um requerimento solicitando do prefeito o nome das ruas que já foram asfaltadas. Para variar, tive o requerimento rejeitado pelo plenário, cuja base aliada do Chefe do Executivo, a maioria dos vereadores, insiste em dizer que está havendo transparência”, revoltou-se.

Perigo Um mapeamento feito pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF/AM) já identificou 196 drogarias clandestinas no Estado. Ontem, o órgão “baixou” em cinco desses estabelecimentos, em Manaus, que foram lacrados e multados pela Visa-Manaus.