Publicidade
Sim & Não

Bancada do AM vai passar por prova de fogo

08/01/2018 às 21:56 - Atualizado em 09/01/2018 às 08:38
Show bancada do amazonas

Os deputados federais e senadores que representam o Amazonas no Congresso Nacional vão enfrentar, assim que voltarem das férias, um teste de fogo que poderá colocar em risco as pretensões eleitorais de cada um deles. Marcada para 19 de fevereiro, a votação da Reforma da Previdência  é prioridade do governo Temer. Conforme mostrou A CRÍTICA, em dezembro, até aquele mês a maioria dos membros da bancada se dizia contra a reforma, mas, diante da pressão do governo - e da liberação de emendas - tudo pode mudar.

Incumbência  O titular da Secretaria de Estado  da Educação, Lourenço Braga, assinou portaria inédita de “co-responsabilização” entre os gabinetes Executivo e de Gestão da Seduc.

Atribuições   A portaria delega poderes para que ambos os gabinetes compartilhem as responsabilidades e, entre outras atribuições, possam praticar atos administrativos como: ordenar despesas, celebrar contratos e convênios, além de instaurar processos administrativos.

Dinamismo   Para Lourenço Braga, a medida dá agilidade à administração da Seduc. “É uma medida que, até onde eu sei, não foi adotada em nenhuma outra administração. Vai proporcionar maior transparência, equilíbrio e segurança aos atos da secretaria”, destacou o titular da past

190   A lei sancionada ontem pelo prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), que multa em R$ 1.000 cidadãos flagrados “jogando qualquer tipo de lixo nos logradouros públicos”,  dá ao servidor que cumprir a missão a prerrogativa de chamar a polícia caso o infrator se negue a fornecer os dados pessoais e  assinar a atuação.

Detalhe  Pelo projeto de lei, de autoria do vereador Plínio Valério (PSDB), os recursos das multas serão destinados à Semulsp. Só não se sabe, até agora, qual secretaria ficará responsável pela fiscalização.

Mudança O  Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) terá hoje uma mudança de comando. Sai o tenente-coronel Aviador André Luiz Mota e entra o major aviador Élio de Almeida Abreu Júnior.

Missão   André Luiz Mota, que ficou  na chefia do Seripa VII por um ano, vai assumir um novo desafio em Brasília, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A troca de comando acontece nesta terça, no auditório do Cindacta IV.

Solenidade  A carioca Mychelle Martins Auatt Freitas  tomou posse ontem do cargo de juíza substituta de carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM). A pedido dela própria, a  posse, que deveria ter ocorrido dia 20 de dezembro, foi adiada para ontem.

Interior   No dia  23,  outros 22 aprovados em  concurso do TJ/AM tomarão posse. Ao todo, serão 47 magistrados nomeados em seis meses.

Fim de papo  O número de aposentadorias concedidas pelo governo do Estado chegou a 2.334 em 2017. A quantidade é maior que no ano anterior, quando 1903 servidores se aposentaram.

Só o que faltava  Falando em aposentadoria, o retorno de Francisco Balieiro à magistradura ainda será alvo de muita polêmica.