Publicidade
Sim & Não

‘Belão’ envia recado aos caciques

30/05/2017 às 23:23
Show belao

Com a experiência de quem mantém sete mandatos consecutivos de deputado estadual, Belarmino Lins (Pros) expôs ontem um sentimento que domina os colegas de Parlamento: se a eleição para governador-tampão for feita pela Assembleia, a influência dos ‘donos de partido’ cairá substancialmente. Segundo ‘Belão’, “se houver eleição” David Almeida (PSD) vencerá ”por aclamação”. Pode parecer exagero, mas tudo o que os deputados queriam ver era um deles no comando do Executivo até o final de 2018.  

Frente a frente   Como a eleição para o governo do Estado segue de forma direta e com os eleitores indo às  urnas -  até segunda ordem - o deputado estadual Dermilson Chagas (PEN) propôs, ontem, a realização de uma espécie de debate entre os pré-candidatos ao governo do Estado. 

Economia   A proposta do parlamentar foi entregue à Mesa Diretora da ALE/AM. A ideia, segundo Dermilson, é levar à Casa os pré-candidatos no dia 22 de junho para que todos listem suas propostas para o desenvolvimento econômico 
do Estado e a criação de vagas  de emprego.  

Agenda  O presidente do TJ/AM , desembargador Flávio Pascarelli, já está no posto de governador do Estado. David Almeida  embarcou ontem para a capital federal, onde reúne com executivos do Banco do Brasil para viabilizar recursos da ordem de R$ 300 milhões, que serão aplicados em obras de infraestrutura. 

Conversa  Ainda em Brasília,  David reservou um tempo, digamos, especial para encontrar o senador Omar Aziz, presidente do PSD, a quem costuma recorrer em busca de orientações. Em entrevistas recentes, o governador afirmou que até poderia se candidatar para cumprir o restante do mandato, mas sabe que tudo depende do partido. 

Flexibilização  Ontem, no Senado, Omar Aziz  atuou para desburocratizar a liberação do empréstimo de US$ 52 milhões do BID para a Prefeitura de Manaus. O dinheiro vai financiar a melhoria da rede municipal de educação. Bom seria, lembrou o parlamentar,  aproveitar o ensejo para acabar com os aluguéis de escolas. 

Apoio  O  vídeo da vereadora Joana D’arc (PR) em pé, na tribuna da Câmara, sendo forçada a transmitir via Facebook seu discurso, porque teve o microfone cortado (e a  sessão encerrada bruscamente), correu as redes sociais ontem. A parlamentar conquistou a solidariedade praticamente unânime dos internautas. 

Vexame   A cena de constrangimento ocorreu quando o presidente da CMM, Wilker Barreto (PHS), que pleiteia o cargo de governador do Estado, decidiu não atender o pedido insistente da vereadora, que queria opinar sobre a proposta de CPI para investigar a Manaus Ambiental. 

Como assim?   O tema divide opiniões na Câmara Municipal de Manaus, mas ganhou destaque ontem com a revelação feita pela vereadora Glória Carrate, de que toda CPI na CMM “acaba em pizza”. 

Investimento   O advogado Marcelo Kizem segue animando futuros eleitores em eventos pra lá de festivos. Pré-candidato a uma cadeira de desembargador no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), o advogado organiza de “Pool Party” a “Happy Hour”.