Publicidade
Sim & Não

Braga não vive bons momentos

16/05/2016 às 10:48
Show  ndice

O senador licenciado e ex-governador Eduardo Braga (PMDB) vive um dos momentos mais críticos de sua trajetória política. Não apenas por estar envolto a denúncias de corrupção, com destaque na mídia nacional, mas também por ver definhar sua influência nos dois grupos políticos que disputam o poder no Planalto Central. Junto ao PT, Braga cravou a imagem de fraqueza nas votações do impeachment. No PMDB, foi cortado em cima da hora da lista de ministros do governo Temer.

Vingança

Horas antes de ser afastada, a presidente Dilma, em um de seus últimos atos, deixou evidente a contrariedade do grupo petista com Braga. O advogado Felipe Thury foi nomeado por ela para o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM). Delcio Santos, conhecido como advogado e defensor de Braga dentro e fora do TRE, foi preterido.

Defesa

Eduardo Braga e seu antecessor, senador Omar Aziz (PSD), usaram as redes sociais como guarida para se defender das acusações de recebimento de propina pelas obras da Arena da Amazônia. “Vou provar aos amazonenses que não cometi nenhum desvio de conduta”, disse Omar, em vídeo. Em nota, Braga diz que quer “justiça”.

Esquentando

As articulações internas em torno das eleições para a Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE/AM) estão a todo vapor. A novidade é que o procurador Francisco Cruz, que já comandou o órgão, poderá entrar na disputa novamente.

Quem sabe...

Cruz vem sendo procurado por servidores e promotores do MPE para sair candidato. Ele, que já havia manifestado a vontade de se aposentar e advogar, agora avalia a possibilidade de concorrer à função novamente.

Treinamento...

Antenando com as novas regras eleitorais e crente da força das redes sociais no pleito deste ano, o pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PR), realiza, no próximo dia 19, um seminário sobre o assunto.

...na web

O evento vai ser uma espécie de treinamento aos pré-candidatos a vereador do PR, PEN e PTdoB. O partido contratou a social media Rose Baiana para conduzir o aulão.

Monitoramento

 Advogados estão de olho no posicionamento da OAB/AM quanto à eleição que indicará os nomes daqueles que disputarão uma das sete cadeiras de desembargador do TJ/AM. As vagas deverão ser instaladas pelo novo presidente da Corte, Flávio Pascarelli.

3ª via

A definição poderá influenciar na criação de um terceiro grupo dentro da Ordem com disposição a disputar a direção da entidade, daqui a dois anos. O presidente atual, Marco Aurélio Choy, prometeu, em campanha, eleição para a vaga de desembargador com voto direito. Já o segundo colocado na disputa havia prometido que não seria candidato à vaga do TJ/AM, mas teria mudado de ideia.

Indicação 1

O deputado federal Alfredo Nascimento (PR-AM), articulador político do partido junto ao presidente Michel Temer, apresentou o nome da sigla para ocupar a Secretaria Nacional de Aviação Civil.

Indicação 2

O escolhido foi Dario Rais Lopes, ex-secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades e ex-secretário de Transportes de SP.