Publicidade
Sim & Não

Briga por vaga de advogados no TJ/AM tem até ‘prévias’

04/03/2018 às 17:55 - Atualizado em 04/03/2018 às 18:00
Show 8169964995 4d1f7dce23 h

Dois grupos que fazem frente à atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado decidiram se unir e promover uma espécie de “prévias” para indicar nomes que vão representar o movimento “Muda OAB”, na disputa pela vaga de desembargador em aberto no Tribunal de Justiça do Amazonas. Os advogados Sílvio Batista, Charles Garcia, Paula Valério, Carlos Alberto e Francisco Adonias já foram escolhidos para entrar na disputa. Hoje, o grupo se reúne para escolher o sexto e último representante do movimento.

Seleção  Dos cinco nomes definidos pelo movimento “Muda OAB”, dois ganharam unanimidade: Sílvio Batista e Charles Garcia. Os demais encararam votações acirradas. Para a última vaga apoiada pelo grupo disputarão a preferência dos colegas os advogados Renato Mendes, Jorge Pinto e Grace Benayon.  

Concorrência     Na outra ponta, o grupo que circunda o presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, também se articula para lançar nomes à  vaga de desembargador. 

Sabido   Mirando outra disputa, Choy evita envolvimento direto na briga pela cadeira no TJ/AM, a fim de  não melindrar eleitores. Em setembro haverá nova eleição para o comando da OAB/AM. Choy deve disputar 
a reeleição, embora na campanha anterior tenha dito ser favorável à “oxigenação” na presidência da Ordem. 

Limado      O advogado Felipe Thury, que namorou os dois grupos rivais, acabou ficando sem o apoio de nenhum deles. Tem como alternativa lançar-se candidato à vaga no Pleno do TJ/AM de forma independente, sem indicação de movimentos.  

Crítica  A oferta de financiamento feita pelo presidente Michel Temer aos Estados, para investir em Segurança Pública, “não resolve” o problema, de 
acordo com o senador Eduardo Braga, também do MDB. “Financiamento é bom? É. Mas não vai aumentar o tamanho da PM, da Polícia Civil, nem melhorar as condições de trabalho (das polícias)”, disse.

Saída  Para Braga, a solução está na criação de um sistema de financiamento permanente da Segurança Pública, nos moldes do que representa o SUS e o Fundeb para as áreas de Saúde e Educação. O senador foi um dos parlamentares que votaram pela intervenção no Rio de  Janeiro. “Não havia mais como manter aquele status quo”, justificou. 

Indústria   O deputado federal Pauderney Avelino solicitou ao presidente da Fieam, Antônio Silva, agenda de visitas nas empresas do polo de concentrados. A medida visa buscar uma solução para o problema vivido pela mudança de enquadramento da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) dos concentrados de refrigerantes produzidos na ZFM. 

Prejuízo  A tese da RF trata o concentrado como mercadoria única. Ao atribuir classificação fiscal diferente da aprovada com base no PPB pela Suframa, reclassificou o kit do concentrado como “diversas mercadorias separadas”, sendo a maioria com alíquota zero de IPI, portanto, eliminando a vantagem competitiva garantida pela ZFM. 

Ídolo  O deputado federal Alfredo Nascimento (PR) anunciou ontem sua “volta” ao futebol de domingo. “Ainda sem ritmo, mas a categoria continua a mesma”, postou o parlamentar em suas redes sociais.