Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
Sim e Não

Agito eleitoral está nos bastidores


urna_eletronica_68A14B27-7137-489F-BFC7-A364F639DFBB.jpg
13/08/2020 às 08:35

Faltando 18 dias para o início das convenções, o cenário político em Manaus ainda é indefinido. Partidos já começaram a reunir com seus pré-candidatos a vereadores, mas ainda estão aferindo a temperatura para oficializarem os nomes que concorrerão a prefeitura. Alguns deles, como o PP e o PSL, devem sinalizar o candidato que irão apoiar hoje. Ontem David Almeida (Avante) e os irmãos Átila e Belarmino Lins, do PP, se reuniram com o diretório nacional do partido em Brasília para articulações.

Sem mobilização O ex-deputado Wanderley Dallas (Solidariedade) deveria estar animado com as eleições municipais em Itacoatiara. Ele é o primeiro suplente de Cabo Maciel, que este ano disputará a prefeitura do município. Porém, o que se comenta é que até o momento ele não declarou apoio ao Cabo e está se mantendo quieto nesta pré-eleição.

Dinheiro de volta O deputado Serafim Corrêa (PSB) chamou atenção esta semana para o programa de privatização do governo federal que inclui o terminal pesqueiro de Manaus. Segundo Serafim, caso o terminal seja privatizado, o governo terá que devolver o valor investido pela prefeitura na obra. Ele explicou que a obra foi iniciada com recursos federais e finalizada com verba do município. 

Ajuda de  Brasília O assunto  foi discutida na terça-feira e na quarta-feira na Aleam. Os pescadores  do Amazonas já se manifestaram contra a privatização. O presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), Walzenir Falcão, sinalizou que irá recorrer aos deputados federais para encontrar um meio de barrar a ação do Governo Federal.  

Ampliação dos templos  A Câmara Municipal de Manaus aprovou o Projeto de Indicação   454/2020, que pede ao Governador a ampliação para 50% do público presente nos templos religiosos, reformulando o decreto conforme abertura de outros ciclos vigente e estabelecimentos autorizados. A propositura é de autoria do vereador Amauri Colares (Republicanos). 

Apenas aluno   Após alardar sobre uma possível segunda onda do  Coronavírus no Amazonas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) emitiu uma nota informando que o pesquisador Lucas Ferrante possui apenas vínculo institucional com o órgão como aluno de pós-graduação e não faz parte do quadro de servidores do Inpa, conforme foi divulgado em alguns meios de comunicação.

Apoio às vítimas...  A deputada Joana Darc (PL) apresentou  um Projeto de Lei para estimular a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica por empresas que firmarem contratos de prestação de serviços públicos com o Estado do Amazonas. 

... de violência De acordo com a parlamentar, a reserva de 5% do número de vagas pretende criar um instrumento de apoio às mulheres em situação de violência doméstica que dependem economicamente de seus agressores (parceiros).

Índices aumentam Vale destacar que os três Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Manaus (JECVDFM) registraram aproximadamente 2,6 mil pedidos de Medida Protetiva de Urgência (MPU) desde o início do isolamento social, no final de março, em função da pandemia de covid-19, até ontem, sendo que mil deles somente no mês de julho.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.