Publicidade
Sim & Não

Campanhas focam em eleitor-chave

09/10/2016 às 21:51
Show prefeitos0333

As agendas de hoje dos dois candidatos à Prefeitura de  Manaus mostram que os ‘QGs’ de inteligência estão funcionando a todo vapor. Enquanto Marcelo Ramos (PR) se reúne com camelôs, segmento que por muito tempo foi o calcanhar de Aquiles de Artur Neto (PSDB), a equipe do prefeito programou um dia inteiro de atividades na Zona Leste. Ali, no primeiro turno, foram registradas as menores diferenças de votação entre os dois. Na 63ª Zona, Artur venceu por apenas 3,83%.

Por um fio.  O Tribunal Superior Eleitoral promete priorizar o julgamento dos mais de 140 candidatos a prefeito no Brasil que, apesar serem os mais votados em suas cidades, estão com a candidatura sub judice. No AM,  há cinco municípios nessa situação.

Nem aí. Mais de 25 milhões de eleitores não foram votar este ano em todo o País. A taxa cresce desde 2008, quando 14,6% dos eleitores faltaram. Em 2016, a abstenção foi de  17,6%. O Rio de Janeiro lidera o ranking de capitais: 24,28%.

Amazonas.  Manaus, com 8,59% de abstenção, é  destaque positivo. Só perde, no Estado, para Iranduba. Em muitas outras cidades do AM, no entanto, o índice ficou acima da média nacional. Em nove delas, mais de um quarto dos eleitores deixou de votar. A campeã foi Santa Isabel, com 31,20%.

Sem partido.  O Sindicato da Indústria da Construção do AM e  a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário querem sensibilizar lideranças locais para que seja formado o Conselho de Desenvolvimento da Cidade. Critério para integrar o grupo: não ser filiado a partido político.

Treino. Profissionais que auxiliaram no atendimento psicológico e psicossocial às vítimas das tragédias de Mariana, em Minas, e da Boate Kiss, no RS, passaram dois dias em Manaus capacitando servidores que atuam nas redes municipal e estadual de saúde.

Alento.  Os indicadores do Polo Industrial de Manaus, que saíram semana passada, mostram cenário de esperança em relação à mão de obra. A quantidade de trabalhadores empregados em agosto foi de 85.819, quase três mil a mais que o mês anterior.

Ficção. No dia 24 de outubro, aniversário de Manaus, o canal fechado Fox Brasil estreia nova série original. Com o nome 2091, a ficção científica se passa no que restou da Amazônia, a cidade de “Nova Manaus”, que segundo a sinopse é “tão grande como pobre”.

Bingo.  A advogada Lucimar Vidinha, presa ano passado na Operação La Muralla, tem se “virado nos trinta” para arcar com os custos do processo em que é acusada de trabalhar para a organização criminosa FDN. A mais recente estratégia foi o bingo de uma moto.

Acinte.  Leitores do portal acritica.com alertam: invasores voltaram a ocupar Área de Proteção Ambiental às margens da avenida Curaçao, no conjunto Nova Cidade, Zona Norte. O foco de invasão havia sido eliminado por ação da PM no início de setembro.

 

Tá caro!  Manaus está entre as três únicas capitais do país em que as mensalidades do ensino superior aumentaram acima da inflação no primeiro semestre deste ano. Segundo pesquisa da Quero Educação, o reajuste médio aqui foi de 12,3% (contra uma média nacional de 4,6% e INPC de 9,49%).