Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
Sim & Não

Caravana nos igarapés de Manaus


fausto_B97D98A7-F088-4A65-8368-EF289D812688.JPG
03/10/2019 às 07:40

Com a proximidade do inverno amazônico e a profusão de chuvas que ele traz, e diante dos estragos causados pelas chuvas da última sexta-feira (27/09), o deputado estadual Fausto Júnior (PV) anunciou ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), que fará uma caravana pelos igarapés da cidade. O objetivo do deputado é verificar a situação dos cursos d’água que entrecortam Manaus para, se necessário, realizar ações preventivas.

Voadeira   A ideia de Fausto Júnior é precorrer os igarapés navegáveis em uma lancha “voadeira”, e verificar a situação dos demais, para constatar o nível de poluição e necessidade de assoreamento e evitar alagamentos durante o período chuvoso.

‘Orelha em pé’   Presente na inauguração da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, ontem, a vice-presidente da ALE-AM,  Alessandra Campêlo (MDB), afirmou  que, com a inauguração da unidade especializada, “muitos covardes estão de orelha em pé e as mulheres de coração aliviado”.

Combate Alessandra relatou que viveu em uma família onde existia violência doméstica e que a Delegacia da Mulher vem para unir forças no combate à violência contra as mulheres amazonenses.

Parceria Resultado do  trabalho em conjunto entre a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) e a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), o Amazonas está concorrendo pela primeira vez, com projetos elaborados para tratamento especial de lixo em municípios do interior, em edital do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Lixão Zero O edital  do MMA faz parte do programa Lixão Zero e os municípios de Uarini, Novo Airão, Lábrea, Urucará e Urucurituba cocorrem com projetos que, juntos, somam R$ 7.416.338,63. O rsultado final será divulgado em novembro.

Digitalização Iniciativa proposta pelo deputado estadual Péricles Nascimento (PSL), a digitalização do processo legislativo na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALE-AM já teve início na prática.

 

Virtual A primeira reunião virtual da comissão já foi disponibilizada - via e-mail e Sistema de Apoio ao Sistema Legislativo (SAPL) - aos deputados integrantes do parlamento. O documento, com 43 Projetos de Lei em pauta, é a estreia da metodologia, que visa à implementação definitiva da digitalização na ALE-AM.

FM no celular Foi aprovado ontem, na Comissão de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados, um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de  recepção de sinais de radiodifusão sonora em Frequência Modulada (FM) nos aparelhos de telefonia celular que são fabricados ou montados no Brasil.

Tramitação O projeto de lei já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) e, após a aprovação na Cdeics, será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Se passar pela CCJ, o projeto será encaminhado para análise no Senado Federal para se tornar lei.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.