Publicidade
Editorial

Carnaval espetáculo e folia deprimente

17/02/2017 às 22:16
Show boulevard

O Carnaval estabelece trégua no funcionamento da administração pública esteja ela boa ou péssima como é na maioria dos setores governamentais do País. No âmbito nacional, a grande matriz para o estadual e municipal, a paradinha em função das folias de momo é vista por interlocutores do Governo Federal como oportuna para levar adiante negociações que possibilitem aprovar as propostas mais indigestas apresentadas pelo governo de Michel Temer.

Desviar a atenção e diluir os confrontos são dois dos indicadores que estão nessa análise que coloca o terceiro mês do ano como o de retomada do posicionamento do governo federal em afinação com o Congresso Nacional e amplos setores do Judiciário. O outro dado vem da capacidade de mobilização das organizações de movimentos que não aceitam o pacote de reforma formulado pelo governo. São vários meses de luta e enfrentar a trégua carnavalesca para também articular é o teste.

Até agora, os dados econômicos preocupam e o desemprego apavora. Na esfera política, entre ensaios e atos o resultado é vergonhoso. O pós-impeachment não gerou mudanças reais ao contrário aprofundou práticas não republicanas e conformizou o comportamento do executivo e do legislativo. A proposta envolvendo a blindagem dos presidentes do Senado e da Câmara, apresentada pelo líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) não é obra isolada. E sim tentativa escancarada dessa conformização de interesses entre os poderes instituídos. O recuo e a pressa em estabelecer a autoria do pedido para recuar dela mostram que se não houvesse resistência maior passaria. E ela não é um fato isolado. Os fios do movimento feito perpassam por esses vários espaços e produzem desmantelamentos que estão se revelando nocivos aos interesses da maioria da população brasileira.

A bela festa popular, um dos trunfos da criatividade e da alegria e do talento brasileiros, é para ser bem recebida e curtida pelos que gostam dela. Esse é um dado. O outro é a situação em que o Brasil se encontra à espera de respostas decentes, viáveis e firmes que devem ser dadas. Com o grande acordo feito para manter em cargos estratégicos parlamentares e gestores denunciados por desvio de conduta a folia produzida nesse ambiente é de outra natureza e reforça a manutenção das coisas.