Segunda-feira, 01 de Março de 2021
Sim e Não

Carta aberta sem apoio do Simeam

vacina_de_oxford_astrazeneca_2701214154_1_84A4C7EF-D82B-437C-900F-C0506E5DB916.jpg
18/02/2021 às 07:50

Em carta aberta à população do Amazonas, 16 entidades médicas, entre associações, federações e sociedades do Estado manifestaram apoio à vacinação em massa o mais brevemente possível no AM. O documento, no entanto, não é assinado por duas importantes entidades: Conselho Regional de Medicina (CRM-AM) e o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), cujo presidente Mário Vianna chegou, inclusive, a propor um protocolo de tratamento precoce contra a  Covid-19.

Única saída - Procurado pela coluna, Mário Vianna informou que teve acesso ao texto pró-vacina, mas que, em reunião com outros diretores do sindicato, a entidade resolveu não endossar. “Como cidadão, sou totalmente a favor da vacinação. Pois a vacinação, no meu entendimento, juntamente com o tratamento precoce, é a grande saída para esta triste pandemia que já levou a vida de tantas pessoas”, disse.

Vacinado - Ainda de acordo com o médico, a diretoria não compreendeu o intuito da carta aberta. Vianna, porém, tomou a primeira dose da vacina Covonavac no dia 25 de janeiro, dias após o início da vacinação, na maternidade Balbina Mestrinho, Zona Sul de Manaus. Ele informou, inclusive, que já tomou a sua segunda dose e que continua defendendo a associação de cloroquina, ivermectina e corticóides para o tratamento precoce.

25% - A vacinação para profissionais da saúde começou no dia 19 de janeiro. Até ontem, 72.718 profissionais haviam sido vacinados no Estado. Mas, o que chama atenção é que, quase um mês desde o início da campanha, dos  96.579 profissionais previstos para se vacinarem segundo a FVS, 25% ainda não procuraram os postos de vacinação.

Mortos - Dos 542 pacientes do Amazonas transferidos para tratamento contra a Covid-19 em outros Estados, 63  haviam falecido até a última terça-feira.  O número representa 11.6% do total de transferidos, uma porcentagem levemente maior do que a registrada no dia 8, quando eram 52 mortes de 519 transferidos, ou seja 10,2%.

Altas - Segundo informações do Governo do Estado, 295 pacientes que haviam sido transferidos para tratamento em outros Estados já tiveram alta médica, sendo que 276 já retornaram a Manaus recuperados da doença.

Recomendação... - O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação para que todos os indígenas do Amazonas sejam inseridos no grupo prioritário de vacinação contra covid-19, incluindo os que vivem em contexto urbano ou em áreas não regularizadas, no prazo de cinco dias.

..do MPF - O documento, enviado ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Vigilância em Saúde, ao Estado do Amazonas, à Fundação de Vigilância em Saúde e aos Municípios do Amazonas, prevê a destinação de dose em quantidades adequada para atender ao público mencionado.

Emendas - O deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) comemorou a liberação do pagamento de duas emendas parlamentares de sua autoria que servirão para aquisição de novas ambulanchas para os municípios de Alvarães e Uarini, ambas na calha do Médio Solimões. Cada município recebeu cerca de R$ 485 mil.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.