Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Sim & Não

Cenário político se desenha


josuueeee_6F6D3E16-92B3-4025-BF1C-79F3A17A04A9.JPG
04/11/2019 às 07:11

O cenário político municipal começa a se desenhar com alguns posicionamentos de virtuais pré-candidatos. Nesse contexto, a mais recente movimentação foi o abandono do deputado Josué Neto da disputa eleitoral de 2020. No meio do ano o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) declarou que, caso não fosse candidato, apoiaria o deputado federal petista José Ricardo. No sábado ele se encontrou com o deputdo Sinésio Campos, presidente do PT no Amazonas.

Arquivologia   O curso de Arquivologia da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) completa dez anos em 2019 e a ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado) realiza nesta segunda-feira, 4, uma Sessão Especial em homenagem aos profissionais da área.

Sessão Especial   O requerimento n° 3326/2019, que trata da homenagem, é de autoria do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). A sessão especial será realizada às 10h, de segunda, no plenário Ruy Araújo, da ALE-AM, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), nº 3.950, bairro Parque 10 de Novembro.

Organização  No Brasil, o Dia do Arquivista Brasileiro é comemorado no dia 20 de outubro. A data celebra o profissional responsável em cuidar, organizar e arquivar acervos e documentos privados, públicos e/ou pessoais. “Selecionar, codificar, arquivar, dar busca à documentação, tudo isso é de responsabilidade do arquivista.

Reforma perigosa  A reforma administrativa, que o governo pretende lançar nesta semana, um dos itens afeta diretamente as pretensões de brasileiros que busca o serviço público: a PEC da reforma administrativa, que propõe mudanças nas regras de ingresso e ascensão na carreira dos futuros funcionários públicos. A jornada se torna mais complexa.

Mais regras  Para entrar no serviço público, além do concurso, que hoje envolve provas e títulos acadêmicos, o governo propõe exigir a comprovação de experiência prévia. Após o ingresso, todos os servidores terão que passar por um período inicial de três anos de experiência, que tem sido chamado de trainee pela equipe do ministério.

Saída do PSL  Segundo matéria publicada pelo portal Terra, logo depois de  participar de uma marcha contra a legalização das drogas no País, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o filho nº 3 do presidente disse que o caminho mais provável deles  é deixar  o PSL.

Saída do PSL 2  O deputado ressalvou, no entanto, que algumas conversas ainda possam ocorrer, se os ânimos serenarem. "O mais provável é a não permanência no PSL", declarou ele, ao ser questionado pelo Estado. A família trava uma disputa interna pelo controle do partido e abriu mais uma crise no governo Bolsonaro.

 Enem  No primeiro dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou um balanço que mostra que 1,2 milhão dos 5,1 milhões de inscritos, ou seja, 24% dos candidatos, não compareceram às provas realizadas em todo o Brasil.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.