Publicidade
Sim & Não

‘Chapas’ que vão disputar as eleições 2018 no AM fazem exibições públicas

26/05/2018 às 15:54 - Atualizado em 26/05/2018 às 16:25
Show 01da8f65 b2f4 42b1 beb9 08cebe1cc532

Os dois principais grupos que vão se confrontar na eleição de outubro fizeram exibições públicas nos últimos dias e mostraram que o desenho das chapas está praticamente finalizado. No dia que o governador Amazonino Mendes (PDT) decidiu rasgar elogios em público ao senador Eduardo Braga (MDB) e comparecer a uma homenagem a Rebecca Garcia, o senador Omar Aziz (PSD) participou de evento com os deputados Arhur Bisneto (PSDB), Pauderney Avelino (DEM), Silas Câmara (PRB) e o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB).

Start

O marco, em público, da aproximação entre Amazonino e Braga se deu durante a inauguração de um colégio de tempo integral em Itacoatiara, na última-sexta-feira (25).  O senador não esteve lá, mas foi lembrado como alguém que idealizou e iniciou esse modelo de escola.

Aliança 1

Já o grupo liderado pelo senador Omar Aziz escancarou a relação no fim de semana. Além de dominar a participação em evento na sexta com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o grupo foi almoçar na casa de Omar. Baldy foi o convidado especial. Mas não parou por aí.

Aliança 2

No sábado pela manhã, a Prefeitura de Manaus decidiu abrir as portas para o deputado federal Pauderney Avelino, pré-candidato ao Senado. Na chapa pré-desenhada por Omar, ele e Alfredo Nascimento (PR) são os dois nomes a disputar o Senado.

Junto e misturado

Na companhia do vice-prefeito Marcos Rotta, Pauderney circulou por bairros de Manaus onde serão realizadas obras de infraestrutura com dinheiro fruto do empréstimo de R$ 300 milhões articulado pelo deputado federal.

Consequência

Dentro do governo, a proximidade entre Amazonino Mendes e Eduardo Braga começa a gerar reações diversas. Braga pode ser o coordenador da campanha de Amazonino. Há quem se alegre, mas já há ameaças de desembarque.

Conexão

Representantes do Facebook estarão em Manaus no próximo dia 4 de junho para se reunir com dirigentes de siglas partidárias e “vender” ferramentas da rede social que estarão disponíveis nas eleições deste ano. Eles ainda darão explicações sobre o patrocínio de publicações dentro dos limites da legislação.

Cliques

Conforme apurou a coluna, os representantes do Facebook querem reunir  partidos e pré-candidatos no Estado e preveem a participação de 500 pessoas. O local não está definido.

Instrução

Um dia após a passagem dos emissários do Facebook por Manaus, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AM realiza, dia 5 de junho, palestra com o tema “Fake News e a Propaganda Eleitoral – Eleições 2018”. O evento será realizado das 8h às 12h no auditório do Tribunal Regional Eleitoral.

Avanço 1

O Ministério Público do Estado (MPE/AM) inaugura na próxima segunda-feira (28) a sede própria da instituição na Comarca de Boca do Acre.

Avanço 2

A medida faz parte do projeto de estruturação do órgão no interior do Amazonas, o que permite melhores condições de trabalho a promotores e servidores e melhor atendimento ao cidadão. Parintins e Coari devem ser os próximos municípios a serem beneficiados com o projeto.