Publicidade
Sim & Não

Chegou a hora da decisão para os professores estaduais em greve no Amazonas

01/04/2018 às 20:25 - Atualizado em 01/04/2018 às 20:27
Show 96

Sindicatos ligados às classes de professores e pedagogos realizam hoje assembleias para decidir se aceitam ou rejeitam a proposta do Governo do Estado, que prevê reajuste de 14,57%, sendo que 4,57% seriam pagos imediatamente, e os 10% restantes, de forma escalonada ao longo do ano até dezembro.

O coordenador financeiro do Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom-Sindical), Lambert Melo, destaca que o sindicato não está satisfeito com a proposta e a expectativa é que seja rejeitada.

Visita

Amanhã, terça-feira (3), às 10h, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Lourenço Braga, estará no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) prestando esclarecimentos quanto à greve e às reivindicações dos professores da rede estadual de ensino.

Mais pressão

Quem também vai pressionar o governo nesta segunda (2) é o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) que quer o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR) e reposição de perdas salariais.

Governo

Em nota, o Governo do Amazonas afirmou que é solidário às reivindicações dos professores, mas defendeu que as greves deveriam ter acontecido nos governos anteriores “que não os atenderam” e que as “orientações grevistas são equivocadas”. O governo disse que os professores têm sido injustiçados pelos dois últimos governos que não pagaram a data-base.

Presidenciável

O presidente de honra PSB no Amazonas, deputado Serafim Corrêa, avalia positivamente a chegada do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, não apenas ao partido, mas também à política.

Filiação

Joaquim Barbosa deve se filiar ao PSB até o dia 7, em um passo decisivo rumo à possível candidatura à Presidência da República. A intenção do partido é lançá-lo como pré-candidato nas próximas semanas.

Aposta

Por enquanto, o pré-candidato a presidente do PSB é o deputado Beto Albuquerque do Rio Grande Sul. Entretanto, Serafim conta que no momento que Barbosa se filiar, Beto vai desfazer a pré-candidatura. “Pesquisas internas mostram que se ele for candidato, bate em todos os outros”, diz Serafim.

Malas prontas

Desfiliado do Pros, o deputado estadual Belarmino Lins diz que tem várias opções de legendas à disposição, mas adianta que a decisão será tomada juntamente com seu irmão, o deputado federal Átila Lins, que está no PSD. “A mudança que vamos tomar vai ser conjuntamente”, diz.

Sem atritos

Sem mencionar a reação do ex-vice-governador Henrique Oliveira ao esvaziamento do Pros no Estado, Belarmino disse que sua saída do partido não se deve a problemas com ninguém. “Nada pessoal com ninguém, nem contra a agremiação. É apenas o ajustamento”.

Festa lucrativa

A Prefeitura de Presidente Figueiredo espera superar neste ano a movimentação financeira no município em decorrência da Festa do Cupuaçu. O evento acontece de 27 a 30 de abril e deve movimentar mais de R$ 10 milhões. Alceu Valença, Zeca Pagodinho e Roberta Miranda estão entre as atrações.