Publicidade
Sim & Não

Cidadão de Manaus, Villas Bôas se despede

10/01/2019 às 08:39 - Atualizado em 10/01/2019 às 12:38
Show share big 1081466 df img 1275 38e3797f f823 4d31 b60b d9f4f41f5c6a

O general Eduardo Villas Bôas cumpre hoje sua última agenda como comandante do Exército Brasileiro. Amanhã, ele passará a chefia da corporação para o colega Edson Leal Pujol. Villas Bôas tornou-se a maior referência do Exército desde sua passagem pelo Comando Militar da Amazônia, força que chefiou entre agosto de 2011 a abril de 2014. Na atualidade, é reconhecido como o general que mais entende de guerra na selva em todo o mundo. No último ano que esteve no CMA, recebeu do Legislativo o título de Cidadão de Manaus.

Porta-voz Por enquanto, a Amazônia perde no alto comando do Exército a principal voz em defesa da Amazônia. Logo que assumiu as Forças Armadas, em 2015, Villas Bôas declarou: “A Amazônia é a prioridade número um”.

Avanços Foi na gestão dele que o projeto “Amazônica Conectada” - que lançou cabos subaquáticos ao longo das calhas dos rios - se tornou uma realidade. Sobre a região, disse em 2017, no Senado: “O Brasil é um superdotado num corpo de adolescente. A Amazônia continua praticamente abandonada. Falta um projeto e densidade de pensamento”.

Substituição A passagem de comando nas Forças Armadas acontece nesta sexta-feira em Brasília, às 11h, no Clube do Exército.

Milionário 1 O presidente do Implurb, Cláudio Guenka, assinou um contrato robusto para a “elaboração de planos, estudos e projetos executivos de engenharia nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento, planejamento e mobilidade urbana”.

Milionário 2 Os serviços contratados pelo Implurb, fruto de um consórcio entre as empresas STE e AGC Engenharia, vão custar R$ 9,6 milhões para um período de 24 meses.

Vem aí A Secretaria Municipal de Finanças (Semef) formalizou a criação de uma comissão de acompanhamento e fiscalização, com quatro servidores, para dar início aos trâmites do concurso público de provas e títulos que será realizado pela pasta ainda em 2019.

Apelo O governador Wilson Lima (PSC) publicou um vídeo nas redes sociais, esta semana, onde afirma que o estoque de sangue do Hemoam está em estado crítico, e faz um apelo à doação na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.

Chegado O deputado federal eleito Marcelo Ramos (PR) publicou em seu Instagram foto ao lado no novo secretário estadual de Esporte, Caio André Oliveira, e desejou “sorte” no comando da pasta. “Quero colocar meu mandato à disposição para ações que levem esporte, lazer e promovam políticas públicas pra nossa juventude amazonense”, frisou.

Renovação O Sindicato dos Engenheiros do Amazonas (Senge-AM) está sob novo comando. O engenheiro Saulo Pereira tomou posse na direção da entidade para o próximo triênio.

Quem cobra menos A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará um pregão eletrônico para a aquisição de materiais de laboratório. O edital estará disponível a partir de hoje à tarde. O pregão vai ser realizado em sessão pública no portal compras.manaus.am.gov.br, no dia 23 de janeiro às 11h.