Publicidade
Sim & Não

Clima na Assembleia Legislativa do Estado esquenta

22/09/2017 às 21:17 - Atualizado em 22/09/2017 às 21:24
Show aleaaaaaaaaam

A semana encerrou com a expectativa do que está por vir, na próxima semana, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), já que os deputados estaduais estão com os nervos à flor da pele. Nos últimos dias, houve na Casa pelo menos três confrontos diretos: entre Abdala Fraxe e Bosco Saraiva, Vicente Lopes e Sabá Reis, e José Ricardo e Belarmino Lins. Em vários momentos os microfones precisaram ser desligados para que não se pudesse ouvir todos os “adjetivos” pronunciados entre os parlamentares.

Rixa

Além do bate-boca travado por Bosco Saraiva e Abdala Fraxe, por conta da mudança de data da posse de Amazonino Mendes (PDT), Vicente Lopes e Sabá Reis protagonizaram um entrevero por causa da revogação do reajuste do ICMS sobre “bens supérfluos”. 

Avacalhação

Vicente, que havia votado contra o aumento, reagiu à mudança repentina - e conveniente - da base aliada, responsável pelo reajuste. “É por isso que a população não tem respeito por essa Casa”, disparou ele. “Não podemos ser achincalhados por  agir conforme a consciência”, rebateu Sabá Reis.

Poleiro

Ao prosseguir com a discussão, Vicente provocou ainda mais o colega, dizendo esperar que Sabá e os demais que votaram favoravelmente ao reajuste “ajoelhassem no milho”. Sabá retrucou: “Esta Casa não é um galinheiro”.

Bronca

Ainda no debate sobre a redução do ICMS, o deputado José Ricardo falou grosso com Belarmino Lins. “Quero dizer você é o exemplo de incoerência, porque ora vota pra cá, ora vota pra lá. Vota sem rumo. Defendo que aqui nesta casa tenhamos coerência”. “Belão” tentou retrucar, mas o petista prosseguiu com o “ralho”.

Caixa-preta

Depois de esperar dois meses por informações documentadas sobre a aplicação do Fundeb na Semed, o vereador Gedeão Amorim (PMDB) decidiu chamar uma audiência pública para debater a transparência da utilização do fundo residual que o município recebeu este ano, no valor de R$ 109 milhões.

Trocado

O prefeito Artur Neto (PSDB) disse que vai usar o dinheiro do Fundeb para pagar promoções dos professores, mas, segundo informações dos educadores, eles estão recebendo, em média, R$ 58. “Os professores nos passaram essa situação, que precisa ser esclarecida”, disse Gedeão. 

Prioridade

O AM será priorizado no Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais do Ministério da Saúde, que começará a imunizar a população nos próximos meses. A confirmação foi dada pelos representantes do MS, após audiência pública realizada a pedido da deputada federal Conceição Sampaio (PP).

Honraria

O titular da Seap, Cleitman Coelho, foi homenageado ontem, 21, com a entrega da medalha e certificado de ‘Guerreiro Imortal do Comando de Policiamento Especializado’, no Comando de Policiamento Especializado (CPE), no bairro Dom Pedro. A comenda é dada aos oficiais que contribuíram positivamente para a história da Polícia Militar.

Inclusão

A OAB/AM lançou ontem, em parceria com a TIM, o Código de Defesa do Consumidor em Braille. A intenção é levar a deficientes visuais as regras que regem as relações de consumo.