Publicidade
Sim & Não

Cobiça é grande no ninho tucano

29/12/2016 às 20:27
Show neto033

Convicto de que foi decisivo na reeleição de Artur Neto (PSDB), o PMDB de Eduardo Braga mira sua ofensiva em pelo menos cinco pastas (Seminf, Semed, Implurb, Manauscult e Semjel) na nova gestão tucana. Informações do PMDB dão conta de que pelo menos três sejam confirmadas. Há preferência pela Seminf e Semed, que estão no grupo das quatro secretarias com maior orçamento, juntamente com Semsa e Semef. Em Brasília, ontem, Artur e Braga reuniram-se para fazer os ajustes.

Outros tempos   A fome do PMDB é grande e explica a dificuldade do prefeito em anunciar o secretariado do novo governo. Quando se elegeu para o primeiro mandato, em 2012, e com aliados com menor poder de barganha, o time de Artur já era conhecido nesta data.

 Veja bem  Falando nisso, a secretária municipal Kátia Helena Schweickardt (Semed) confirmou ter se reunido com servidores na quarta-feira, 28, mas negou que em algum momento tenha falado de vencer queda de braço com o PMDB pelo comando da pasta. Aliados não brigam  “Até porque não existe queda de braço com aliados”, afirmou Kátia, ontem, em nota sobre a informação publicada pela coluna.

Melhor sinal   Quem acompanha a gestão de Kátia de longe, diz que pelas críticas que ela recebeu da base do prefeito na CMM ao longo de 2016, ela deve ter trabalhado direito na Semed.

1º o dever...  O procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar emitiu uma recomendação aos prefeitos eleitos e reeleitos para que eles usem o dinheiro que vão receber do programa de repatriação do governo federal para pagar os salários atrasados dos servidores.

...depois o lazer   Até as últimas horas de ontem, os prefeitos brigavam na Justiça para garantir que o dinheiro caísse nas contas das prefeituras antes da virada do ano. Os mais interessados eram os prefeitos que não conseguiram se reeleger. Por que será?

Concentrado  A distribuição de processos dentro do Ministério Público de contas vai mudar em 2017. Assuntos de áreas correlacionadas serão analisados por um único procurador de contas e/ou Coordenadoria.

Mesma morada A Prefeitura de Manaus vai pagar meio milhão de reais por mais um ano de aluguel do prédio onde funciona a sede Comissão Municipal de Licitação, na avenida Constantino Nery. O aditivo ao contrato terá validade até 13 de dezembro de 2017.

Metas pra 2017  O secretário estadual de Educação, Algemiro Ferreira Lima, planeja chamar em janeiro os últimos aprovados no concurso de 2014. São aproximadamente 1,3 mil pessoas.

Em discussão A mudança no calendário de pagamentos dos servidores estaduais de 2017 realizada pelo governo vai parar no MP-AM. Quem vai questionar a medida junto ao órgão é a deputada de oposição, Alessandra Campêlo (PMDB).

Sustentável  A separação do lixo reciclável do orgânico agora é obrigatória em todas as creches, escolas, colégios, universidades, faculdades e cursinhos localizados na cidade de Manaus.

 

É lei  A obrigatoriedade está prevista na Lei nº 2.190, publicada no dia 28.