Publicidade
Sim & Não

Composição do TRE-AM na pauta do CNJ

13/02/2017 às 21:29
Show show capturar

Está na pauta de hoje do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o Pedido de Providências do PSB contra o Tribunal Regional Federal da 1ª Região por conta da forma de escolha do representante da Justiça Federal no TRE-Amazonas. Liminar do próprio CNJ assegurou que a votação para a corte especial fosse aberta e nominal após o TRF1 anunciar que a escolha teria debate aberto e votação secreta, em 2015. Desde o ano passado, o Conselho ensaia votar o mérito da questão.

De olho

O excesso de Decretos de Emergência por conta da crise em comunidades do interior tem chamado a atenção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O assunto foi motivo de alerta, ontem, feito pela vice-presidente da corte de contas, Yara Lins dos Santos

De olho 2

“Ao meu ver, tais decretos devem ser elaborados só em casos graves, observando sempre os princípios da moralidade e razoabilidade”, frisou Yara na abertura do ano da Escola de Contas Públicas.

W.O.

A Prefeitura Municipal de Manaus será representada pelo procurador geral do município na solenidade de posse de Airton Gentil no Pleno do TJ-AM. José Melo (Pros) e Amazonino Mendes (PDT), por sua vez, confirmaram presença.

Pobre verde

Em artigo de domingo na Folha de S.Paulo, o ambientalista Marcio Santilli detona projeto de lei que pede a revisão de decretos que criaram  cinco unidades de conservação no Amazonas. A proposta, diz ele, causará o esquartejamento definitivo da floresta.

Riqueza 

Os municípios mineradores são pauta de audiência pública que a ALE-AM realiza no próximo dia 21. A proposta é de Sinédio Campos (PT), que defende que a riqueza mineral seja indutora do desenvolvimento sustentável.

Quanto vale?

No próximo sábado, dia 18, a Defensoria Especializada em Interesses Coletivos fará visita técnica à Comunidade de São Sebastião, onde moradores denunciam estar sendo coagidos a aceitar  do Prosamim indenizações de apenas R$ 5 mil por habitação.

Formação

Marcella Bártholo, amazonense que conseguiu vaga no The Voice Kids, foi aluna da Liceu Cláudio Santoro e integrou o coral infantil da Secretaria de Cultura (SEC), de onde só saiu em razão do limite da idade.

Batalhão

O Liceu da SEC iniciou ontem as matrículas para mais três mil vagas em atividades artísticas. Em 2017, serão quase 7 mil alunos diretos, fora os mais de 40 mil que são atendidos em escolas.

Vigiados 

A Federação Nacional dos Jornalistas e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e de TV pediram ao governo federal que reconsidere a restrição para a circulação de jornalistas no Palácio do Planalto.

Vigiados 2

Em uma prática oposta à de governos anteriores,  o presidente Michel Temer (PMDB) limitou o acesso dos jornalistas ao 4º andar, dos gabinetes dos ministros da Casa Civil e da Secretaria de Governo. Agora, os jornalistas só podem circular por ali com “escolta”.

Love

Tribunal do Paquistão proibiu comemorações públicas do Dia dos Namorados na capital Islamabad. A data, celebrada hoje em diversos países do mundo, é “vulgar e ocidental” segundo o Supremo Tribunal de Islamabad.