Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
_nibus_F5FB35EE-382F-4BFF-82EB-E3B2BB89A77E.JPG
publicidade
publicidade

Editorial

Confusão nas ruas de Manaus


15/04/2019 às 07:31

Obras e mudanças no itinerário de 16 linhas de ônibus que integram o serviço público de transporte de massas afetam duramente a vida da população de Manaus. Com intensidade maior ou menor, há impacto em toda as cinco zonas da cidade. O clima entre motoristas e destes com passageiros e pedestres piorou muito e poderá gerar problemas mais graves caso não sejam tomadas providências por parte do governo municipal, como parte principal, dos empresários e das organizações comunitárias.

A troca de insultos entre os motoristas, a impaciência e a tentativa frustrada de superar engarrafamentos longos e demorados agravaram a rotina dos moradores da cidade. O estresse em alto nível e a violência urbana já manifestada em diferentes momentos combinam perigosamente para enfrentamentos entre segmentos da população que tendem a agir e reagir irracionalmente diante de problemas.

O tamanho das alterações em andamento exige que um trabalho de prevenção e de orientação seja feito, o adequado é que tivesse sido feito anteriormente, com servidores municipais dialogando, explicando e orientando, por meio das diferentes plataformas, sobre o que iria acontecer e o que vai acontecer e apresentar alternativas para enfrentar os problemas que estão ora ocorrendo e os que irão aparecer mais tarde. Infelizmente, o trabalho precursor e de prevenção não aconteceu efetivamente, o que aparece é o espaço aberto para que as pessoas se digladiem e, no confronto, tentem resolver os impasses gerados em decorrência principalmente das mudanças que estão sendo feitas no trânsito e nas ruas, nos pontos mais nevrálgicos da cidade.

Uma campanha de sensibilização, informação e de esclarecimento poderia ter a função de atenuar confrontos e proporcionar compreensão da população local para lidar com o período de obras na cidade. Há três dias, a confusão no trânsito se agravou, o tempo   de viagem ficou mais longo obrigando passageiros e motoristas a saírem mais cedo de suas casas a fim de não perderem seus compromissos. Enquanto nas ruas, longas filas são formadas e buzinas acionadas em meio a troca de insultos de toda ordem.

A semana encerrada nesse tipo de confronto poderá começar em temperatura mais alta ou com dispositivos que orientam e amenize o ânimo pró guerra no trânsito.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.