Domingo, 16 de Junho de 2019
Sim & Não

Conselho universitário se manifesta


reitor_A18490D7-ED82-4FBB-BD77-E55DF5924FB6.jpg
23/05/2019 às 07:41

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que congrega professores, técnicos administrativos e alunos, vai se reunir hoje para apreciar os efeitos do decreto presidencial que retira das universidades as nomeações para cargos de confiança. De acordo com o reitor Sylvio Puga, a decisão de deixar os conselhos se manifestarem em nome das instituições tem sido adotada por reitores de todo o Brasil. “Assim, a comunidade se manifesta”, defende.

Bancada é contra Os senadores pelo Amazonas se manifestaram contrários ao decreto presidencial 9.794/19. Egressos da Ufam, os três consideram um retrocesso a decisão do Governo Federal.

Erro nº 2 Eduardo Braga (MDB) defende que haja recuo sobre o decreto. “O governo está errando. Esse decreto que retira autonomia dos reitores é um segundo erro dentro das nossas universidades”, afirmou ontem o senador.

Baixou o tom Também ontem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, mudou o discurso e afirmou que é “100% a favor” da autonomia universitária. Esclareceu, contudo, que “autonomia não é soberania”. “A universidade é de quem paga o imposto. é de todo cidadão. Ela não é um País à parte”, afirmou Weintraub.

Perícia O ministro da Justiça, Sérgio Moro, recebeu, ontem à tarde, em Brasília, proposta do sindicato dos peritos do AM para melhorias no setor de perícia do Estado. Estiveram presentes os deputados federais Bosco Saraiva (Solidariedade), Sidney Leite (PSD) e Alberto Neto (PRB) e o senador Omar Aziz (PSD).

Não vai pra rua A exemplo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) também vai se abster de participar das manifestações convocadas para domingo (26).

‘Apartidária’ A diferença é que a federação paulista tem histórico de se envolver em protestos do tipo (vide o pato da Fiesp), já a amazonense é apartidária, segundo seu presidente, Antônio Silva. “Defendemos os interesses

das indústrias do nosso polo industrial. Não participamos de nenhum evento político”, disse.

Prestígio O procurador-geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo, representará, nesta quinta-feira (23/05), o governador Wilson Lima, na solenidade que dará posse a novos defensores públicos. O evento será realizado, às 10h, na Arena da Amazônia.

AM-070 A Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL-AM) recebeu ontem em sua sede empresas e consórcios interessados em participar da licitação de concorrência n° 005/2019, que contratará serviços especializados em gerenciamento e supervisão de obras para realizar a duplicação da rodovia AM-070.

Renovação O Tribunal de Justiça (TJAM) dá posse hoje aos quatro novos magistrados do Amazonas, aprovados no último concurso público: Otávio Augusto Ferraro, Leonardo Guimarães Primo de Carvalho, Emmanuel Ormond de Souza e Andressa Piazzi da Silva. A cerimônia será às 9h. As nomeações foram publicadas no Diário da Justiça Eletrônico da última segunda-feira.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.