Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
Editorial

Conta de luz vira problemão


atem_D961CF5F-1664-4151-A62D-91244F96DF6C.jpg
08/06/2019 às 08:31

A Amazonas Energia está enlouquecendo os usuários do sistema. Desde a mudança de operador, as faturas que chegam às mãos dos clientes apresentam valores muito altos e novo prazo de pagamento (exemplo, a conta referente ao consumo de maio que normalmente é paga em junho tem, nessa mudança, o prazo estendido para julho). Essa alteração é mais um dos motivos de confusão.

Não houve explicações sobre essa mudança e, para muitos usuários, ela é parte de uma série de atos que, no conjunto, lesam aqueles que pagam para ter um serviço regular. Os valores cobrados são considerados exorbitantes. E a busca por esclarecimentos tornou-se para a maioria dos que reclamam uma jornada longa e de percurso difícil. Os problemas envolvendo as contas de energia elétrica não são novos, envolvem desde o pagamento da taxa de iluminação pública que não corresponde à iluminação pública em inúmeras ruas dos bairros e nas praças da cidade, constantes interrupções no serviço, cobranças exorbitantes e demorada resolução dos problemas.

A direção da empresa já deveria ter se pronunciado desde o primeiro sinal de problemas, informar e ou admitir se houve erros no processo de definição das datas de pagamento e esclarecer o porquê do aumento no valor da tarifa que, em alguns casos, triplicou o preço pago para o mesmo serviço. Pior, isso tudo em momento que a bandeira tarifaria está positiva. É possível pensar como ficarão esses valores quando a bandeira vermelha for acionada. O que se tem concretamente até agora é a fatura com valores que assustam os consumidores e a data de pagamento alterado. 

O volume de relações e de atos desesperados para conseguir manter a luz elétrica em casa parecem elementos suficientes para que os setores de fiscalização e de defesa do consumidor entrem em cena. O Poder Legislativo pode acionar suas comissões a fim de que deem importância que a questão exige. A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) tem em mãos um assunto importante para transformá-lo em pauta de audiência pública. É um tema caro à sociedade amazonense que quer ter assegurado o direito de ter informação adequada e saber o que está acontecendo no gerenciamento das contas de luz.
 
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.