Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Sim & Não

Costura de Ciro reflete em Manaus


ciro_D8A2888B-463D-474A-B343-CD81C6B9FDCC.jpg
15/11/2019 às 08:34

Vice-presidente nacional do PDT e possível futuro presidenciável em 2022, Ciro Gomes disse, em entrevista ao El País, que articula com PSB, Rede e PV uma aliança visando as eleições municipais do ano que vem. A dinâmica: onde o candidato de um dos quatro partidos tiver mais chance, os outros três apoiam. Se o acordo funcionar, as lideranças locais Hissa Abraão (PDT), Serafim Correa (PSB) e Luiz Castro (Rede) devem apoiar um só candidato à Prefeitura em 2020.

Serafim Sobre o assunto, Serafim Corrêa pontuou que o PSB nacional tem como regra ouvir os estados, as capitais e cidades de mais de 200 mil eleitores. “E esse assunto não foi tratado no âmbito do PSB nacional que está tratando agora da sua autoreforma”.

BR-319 O ministro Tarcísio Freitas, que esteve em Manaus ontem para a inauguração do novo navio da Log-In Logística, reiterou que a rodovia BR-319 começará a ser asfaltada em 2020. Mas o asfaltamento do chamado “trecho do meio”, o mais crítico, só em 2021.

Só em 2021 Segundo o ministro, no ano que vem as obras começam no trecho de 52 quilômetros a partir do Careiro. Para o trecho do meio, será usado um projeto já existente, que passará por ajustes. “É o tempo que a gente consegue o licenciamento ambiental para termos tudo ajustado e começar a obra desse trecho em 2021”. 

Feriadaço 1 Com o início da reforma do plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus, os vereadores poderão aproveitar um “superferiadão” que, na prática, começou ontem, e se estenderá até a próxima quinta-feira, 21, supondo que os parlamentares apareçam para trabalhar na quinta, já que nesse dia não há sessão plenária.

Feriadaço 2 A folga estendida começa oficialmente nesta sexta-feira, feriado da Proclamação da República, segue na segunda e na terça com as obras no plenário, e termina na quarta-feira, 20, com o feriado do Dia da Consciência Negra. Como não há sessão plenária às quintas, o “recesso” pode se estender ainda mais.

Senado A professora da Ufam, Milena Barroso é uma das convidadas para a audiência pública no Senado para discutir a violência estrutural sofrida pelas mulheres na próxima quarta-feira. Milena é autora da pesquisa “O começo do fim do mundo: a violência contra as mulheres e a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte”.

Homenagem No dia anterior, terça-feira, o plenário do Senado promove uma sessão especial para homenagear os 110 anos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O autor do requerimento é o senador Eduardo Braga (MDB-AM). A sessão está marcada para as 10h.

STF O Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou uma norma do Pará que previa redução de salário de servidor que responde a processo penal. Segundo o relator, ministro Roberto Barroso, os princípios da presunção da inocência e da ampla defesa vedam a existência de norma estadual que preveja a redução de vencimentos antes do trânsito em julgado.

STF 2 O relator ponderou que, no âmbito administrativo, acontece o mesmo. Só após processo administrativo com direito à ampla defesa, o servidor pode vir a ser privado de seus vencimentos, ainda que de modo parcial.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.