Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
Sim e Não

CPI deve ouvir órgãos na terça-feira


foto-1_C6568834-4F63-4BF2-B4C0-943AA334A677.jpeg
15/10/2021 às 07:53

O deputado estadual e presidente da CPI da Amazonas Energia, Sinésio Campos (PT), afirmou que a comissão começará a trabalhar na próxima terça-feira. Nas primeiras oitivas, serão ouvidos os representantes do Ministério Público do Amazonas, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado  e  Procuradoria Geral do Estado, Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus e Federação das Indústrias do Amazonas.

Prazo -  A  empresa Amazonas Energia não será ouvida nesse primeiro momento. O prazo de investigação da CPI da Energia é de 90 dias, todavia, pode ser prorrogado por mais 90. Sinésio adiantou que vai fazer do possível para não haver prorrogação.

Eleição na OAB - Em áudio disparado em grupos jurídicos do Amazonas, o advogado bolsonarista Paulo Maffioletti, que está tentando  formar um grupo para disputar a eleição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), disse que o edital para formar  chapa “cria dificuldades” ao exigir que seja composta por metade mulheres e 30% de negros e pardos.

Eleição na OAB 2  - No áudio, em tom de deboche, Paulo ri quando fala da cota para negros e negras. “Olha só a dificuldade que criam para você formar uma chapa. Mas precisamos avançar nisso. Eu peço ajuda de vocês”, diz.   As cotas para mulheres (em paridade com homens) e negros e pardos (30%) passou a valer a partir deste ano.

Saúde animal  - A deputada Joana Darc (PL) apresentou projeto de lei que institui a Campanha de Conscientização sobre Castração e Câncer em Animais Domésticos. De acordo com o projeto, entre as diretrizes da campanha está a facilitação do acesso à castração de animais domésticos, especialmente por meio da celebração de parcerias com Municípios, Instituições de Ensino e organizações.

Vanguarda - Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Amazonprev é referência nacional em gestão previdenciária. O modelo de administração ficou em primeiro lugar, entre os estados da federação, no prêmio anual conferido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

Feriado - O deputado estadual Tony Medeiros (PSD) apresentou um projeto de lei para que a segunda-feira subsequente aos três dias do Festival Folclórico de Parintins seja considerada feriado em todo o Amazonas.

Feriado 2 -   Na visão do deputado, que por mais de 20 anos foi Amo do Boi do Garantido, o feriado na segunda-feira pós-Festival - dia da apuração das notas e da Festa da Vitória - permitirá que os turistas fiquem mais um dia no município e "consequentemente haverá um aumento na geração de lucros, emprego e renda para a cidade e ganho cultural considerável".

Feriado 3 - Além do feriado, Tony Medeiros também propôs transformar os tricicleiros de Parintins em Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Amazonas.  Os triciclos são confeccionados com sobras de ferros usados em alegorias e a parte traseira das bicicletas, sendo um dos principais símbolos da Ilha Tupinambarana - e o transporte preferido dos turistas durante o festival.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.