Publicidade
Sim & Não

CPI tem de alcançar Eduardo Braga, diz José Melo

27/11/2016 às 18:49 - Atualizado em 27/11/2016 às 18:50
Show show 743958

Ao sair em defesa da gestão dos recursos da Agência de Desenvolvimento e Fomento (Afeam), o governador José Melo (Pros) afirmou neste fim de semana à coluna que quer que a CPI da Afeam investigue também os governos de Eduardo Braga (PMDB). Segundo ele, hoje, a agência empresta dinheiro para pobre. Braga financiava ricos, disparou Melo. “Quero que tenha realmente uma CPI para apurar o governo Eduardo Braga e o meu, e a gente vai ver onde que está a verdade”, declarou.

De risco

A diretoria da Afeam foi afastada pelo governo depois de o MPE, o TCE e a Controladoria Geral da União (CGU) iniciarem investigação sobre um investimento de R$ 20 milhões aplicado pela Afeam em cotas do Fundo de Investimentos em Participações Expert (FIP Expert), do Rio de Janeiro.

Desapego

O chefe da Casa Civil de Artur Neto (PSDB), Márcio Noronha, entregará nos próximos dias o cargo ao prefeito. Noronha julga que o gesto deixará o tucano mais à vontade para decidir se ele continua ou não no grupo.

Não é de hoje

A saída de Noronha da prefeitura alimentou muitas conversas de bastidores ainda durante a disputa eleitoral, em outubro. O secretário perdeu batalhas dentro do núcleo duro da equipe de campanha de Artur, mas sempre sustentou que os episódios não desgastaram a relação com o prefeito.

Puxando a fila

A decisão do chefe da Casa Civil da prefeitura de entregar o cargo para que o prefeito reavalie sua permanência no governo pode acabar forçando os demais secretários a repetirem o gesto.

Fazendo figa 

Falando em mudanças, há torcida de professores e servidores para que se  confirmem os rumores de que o vereador eleito Gedeão Amorim (PMDB) substitua Kátia Helena Schweickardt na Semed.

Sem pânico

Dentro da Semed, o subsecretário de Administração e Finanças, Luís Fabian Barbosa, diz ter garantias de assessores diretos de Artur de que Kátia fica sim no cargo. Os avanços da pasta alimentaram muitos dos discursos do prefeito reeleito durante a campanha.

A conta

A Semed não é a única pasta da administração tucana que o PMDB está de olho. Estão na lista Seminf, Semtrad, Manauscult e Implurb. É o preço cobrado pelo senador Eduardo Braga (PMDB) pela aliança com Artur.

Eleitorado alvo

Os nove deputados que assinaram a CPI da Afeam são prioridade número um das articulações de Sidney Leite e Belarmino Lins (ambos do Pros) por apoio na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

O melhor

Falando na disputa, há um acordo de cavalheiros entre Belarmino e Sidney: ao primeiro sinal de que um deles reuniu força suficiente para vencer o pleito, o outro sai de cena. Até o momento, ambos brigam pela cadeira de presidente.

Acordo de paz

O também pré-candidato à sucessão de Josué Neto (PSD) na presidência da ALE-AM, David Almeida (PSD), garante que a base vai disputar o pleito unida. Ou seja, com apenas uma chapa e sem desentendimentos.