Publicidade
Sim & Não

Cresce nº de adolescentes no tráfico

30/11/2016 às 20:43
Show drogas03

O número de adolescentes apreendidos por tráfico de drogas em Manaus, de janeiro a setembro desse ano, já é 19% maior que em 2015. Atualizados até setembro, dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que 250 adolescentes foram apreendidos por envolvimento com o tráfico. No mesmo período de 2015, o número foi de 210. Nos dois anos, o mês de março foi o que registrou o maior número de casos: 42.

Pra cima   Na comparação entre os meses, fevereiro foi o que apresentou maior variação percentual. Foram 17 apreendidos naquele mês de 2015, contra 39 em 2016. Um crescimento de 129%.

Tá vendo?   É esse tipo de estatísticas que serve de argumento para os militares defenderam a existência de escolas administradas pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Para eles, o trabalho nas unidades educacionais ditadas por regras militares ajuda a tirar os jovens dos caminhos do crime.

Ser o não ser   Em “guerra” com os gestores das escolas da PM-AM, o Ministério Público do Estado (MP-AM) sustenta que não é contra as escolas. Mas, argumenta o órgão, se elas são realmente públicas, não podem cobrar por material que o Estado tem a obrigação de oferecer gratuitamente.

Sim...  Os deputados Hissa Abrahão (PDT), Marcos Rotta (PMDB), Átila Lins (PSD), Silas Câmara (PRB) e Alfredo Nascimento (PR) estão entre os 313 que votaram a favor da emenda que propõe punir o abuso de autoridade praticado por juízes e membros do Ministério Público.

...e não  Pauderney Avelino (DEM) e Conceição Sampaio (PP) foram os únicos da bancada do Amazonas que votaram contra a emenda, que é considerada por juízes e promotores brasileiros como uma tentativa de intimidá-los.

De fora  O deputado federal Arthur Bisneto (PSDB) faltou e não participou da votação do pacote de medidas contra a corrupção. A sessão entrou pela madrugada desta quarta, 30.

É antiga, viu?  A assessoria de Pauderney ligava para as redações ontem para avisar que é antiga a foto que sites pelo País utilizaram para ilustrar matérias sobre a polêmica aprovação da emenda que pune juízes e promotores.

De outra festa  Segundo a assessoria, a foto em que Pauderney aparece ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rindo, em clima de comemoração, é do dia em que Maia tomou posse como presidente. Não é desta quarta-feira, dia da votação.

Motim  Emissários de Belarmino Lins e Sidney Leite, ambos do Pros, empenham-se em disseminar informações de que se o Palácio da Compensa bancar a candidatura de David Almeida (PSD) para a presidência da ALE-AM, José Melo, que preside o Pros, pode enfrentar problemas no partido.

2º homem do Pros  Sidney Leite é vice-presidente estadual do Pros, e costura com Belarmino Lins candidatura apoiada pelo governo para a presidência do Legislativo.

Pouco alarde Sem muito barulho, a candidatura de Bosco Saraiva (PSDB) para presidente da ALE-AM tem ganhado corpo. Mais até que as demais pré-candidaturas.