Quarta-feira, 14 de Abril de 2021
Sim e Não

Critérios ainda não definidos


show_vacina-covid-19_82FEE6CF-09CD-40BD-A04D-C54E48468E6B.jpg
04/03/2021 às 08:19

Os critérios para vacinação das pessoas de 60 a 64 anos ainda não foram definidos pelas autoridades de saúde do Amazonas. Até o momento, a vacinação para pessoas desta faixa etária conta com apenas 50.690 doses, o suficiente para imunizar cerca de 25 mil pessoas, o que representa 35,7% do total. As vacinas para este público são Coronavac. Com isso, é necessário que haja uma definição das prioridades que serão levadas em conta quando iniciar o processo de vacinação desta faixa etária, prevista para a próxima segunda-feira.

Semsa   Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, "ainda não houve a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que irá definir os critérios para a definição do público a ser imunizado com essas doses". 

FVS A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, por sua vez, informou, em nota, que não há novas remessas de Coronavac previstas para essa semana. Para garantir que 100% das pessoas entre 60 e 64 anos fossem vacinadas, seriam necessárias 140 mil imunizantes - garantindo a primeira e segunda doses.

Conselho... O governador Wilson Lima (PSC) encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) seis projetos de lei nos últimos dois dias.  Entre eles, uma proposta de criação  do  Conselho Estadual de Cultura,  para regulamentar políticas públicas e gerir o Fundo Estadual do Cultura. O  Conselho deve ser  formado por 22 representantes de órgãos e entidades públicas de setores culturais.

...de cultura  A classe artística recebeu  o projeto com otimismo. “Há muito tempo esse Conselho estava desmobilizado e isso era um problema para que a sociedade civil tivesse meios de participar da elaboração, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas para a cultura. Espero que essa retomada seja um sinal de um movimento positivo de construção de um novo cenário”, frisou o produtor audiovisual Gustavo Soranz. 

Dispensa...   Outra das seis propostas apresentadas dispensa  licenciamento ambiental durante o período de calamidade  para atividades agropecuárias e de aquiculturas classificadas   como de pequeno potencial poluidor e degradador.

...de licença   Além disso, o projeto garante  que as atividades de aquiculturas poderão ter acesso a financimentos mesmo sem terem sido efetivadas no “Cadastro de Aquicultura” do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.
Menezes...  Coronel Menezes (Patriota) iniciou ontem uma expedição saindo de Manaus até o município de Humaitá (a 591 km em linha reta da capital) “para conhecer a atual realidade da rodovia  BR-319 (que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO)”. 

...na BR  Recentemente, a  Justiça Federal, por intermédio do Ministério Público Federal (MPF), determinou a suspensão das obras de recuperação de parte da rodovia, gerando insatisfação da população local e bancada federal. Segundo Menezes, os 650 quilômetros que ele percorrerá embasará  um levantamento ele está  fazendo. Mas não disse qual.  

Em busca...   O prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo CB, foi o primeiro gestor do interior do Amazonas a ir pessoalmente ao Instituto Butantan, em São Paulo (SP), iniciar a tratativa para a compra independente de doses da vacina CoronaVac.

.. . da vacina Foram duas visitas, a primeira na última segunda-feira  e a segunda no dia seguinte, quando ele foi recebido pela diretoria e entregou um documento formalizando a intenção de compra.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.