Publicidade
Sim & Não

Cunha cita Braga em depoimento

08/02/2017 às 21:35 - Atualizado em 09/02/2017 às 08:43
Show cunha03333

Em  depoimento de quase três horas, o primeiro que deu à Lava Jato, o ex-presidente da Câmara  Eduardo Cunha (PMDB) relata  disputa por cargos na Petrobras e levanta nova suspeita de corrupção contra o senador Eduardo Braga (PMDB). Citado nas delações premiadas de dois ex-executivos da Andrade Gutierrez como beneficiário de propinas, Braga vê seu nome, agora, ser associado à escolha dos diretores da Petrobras que seriam  operadores do esquema do PMDB na empresa.

Formigueiro Sabá Reis (PR) prometeu protocolar hoje requerimento para instalação da CPI da Afeam. A informação de bastidor é a de que ele pedirá investigação de supostas “operações danosas” da agência desde o Governo Braga.

Enxerido Preterido no comando da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Gedeão Amorim (PMDB) não reclamou, mas também não escondeu sua afinidade com o tema.

Enxerido 2 Ao prospectar seu trabalho à frente da Comissão de Serviços Públicos, Gedeão prometeu diversificar a atuação, mas lembrou que, por ter vivido muito tempo na Educação, “é natural que tenha muitas demandas” relativas à área.

Elogios A vereadora Therezinha Ruiz (DEM), que ficou com a Comissão de Educação,  encaminhou moção de parabenização a Kevinn Nunes, um dos 77 alunos do Brasil a tirar nota máxima na redação do Enem de 2016.

Bronca Pedro Borges, líder do Movimento de Reintegração dos Atingidos pela Hanseníase, mandou um direto em ato que homenageou o governador Tião Viana (PT-AC): “Somos gratos ao governo do Acre, porque o do nosso estado e a Prefeitura de Manaus nos abandonaram”.

Números O Governo tentou contrapor  a forte fala de Pedro Borges com números: em seis anos, o Amazonas registrou queda de 40,7% nos casos de hanseníase. O Estado, que já liderou o ranking nacional de casos da doença, hoje é 18º.

Vermelho No mesmo evento, o deputado José Ricardo (PT) era membro da mesa. Foram dispostas 12 cadeiras azuis para as demais autoridades, mas a cadeira do petista era vermelha, cor de sua legenda.

Coincidência  Walter Coutinho Jr, diretor de proteção territorial da Funai, foi  demitido 20 dias após criticar mudanças no processo de demarcação de terras indígenas do País. A Funai alega que Coutinho, funcionário do MPF no Amazonas, não teve o prazo de cessão renovado pelo órgão.

Precatório Treze cidades do interior correm o risco de ter as contas bloqueadas por atraso no pagamento de precatórios trabalhistas. Ao todo, há 52 precatórios vencidos até dezembro de 2016, que serão alvo de mutirão de conciliação no TRT na próxima semana .

Agenda  Já estão com audiências marcadas: Amaturá, Anori, Benjamin Constant, Iranduba, Jutaí, Lábrea, Santo Antônio do Iça,Manacapuru, Pauini, P. Figueiredo,  Tapauá, Urucará e Urucurituba. Também vão negociar precatórios órgãos como Ipem, Manaustrans e Correios.

Gente boa O mês do voluntariado levará dois mil colaboradores da Samsung a 20 instituições de Manaus para uma série de atividades. As entidades ganharão de almoços a pequenas reformas.