Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021
Sim e Não

David fala em resgate da política com gestão social


WhatsApp_Image_2020-11-30_at_16.41.24_E1CF8669-A0C9-4895-984B-CAED4CB96140.jpeg
01/12/2020 às 08:36

Em sua primeira entrevista coletiva como prefeito eleito, David Almeida (Avante) voltou a falar do desafio que será administrar Manaus para quem votou nele, para quem não votou nele e para aqueles que sequer foram votar. Segundo David, as gestões passadas subverteram a regra de que a prefeitura não deve gerar riqueza e sim distribuir riqueza. Como o Poder Público deu as costas à população, diz ele, tem gente que nem sai de casa no dia do pleito. E anunciou: “Quero resgatar a credibilidade na política”.

Apertado As três capitais com menor índice de abstenção no 2º turno das eleições registraram resultados “apertados”, com margem de vantagem menor que quatro pontos percentuais: Belém, Fortaleza e Manaus.

Apertado 2 Manaus, terceira capital com menor abstenção (22,43%) viu David Almeida (Avante) ser eleito com 51,27%, contra 48,73% de Amazonino Mendes (Pode). Em Fortaleza, Sarto (PDT) teve 51,69% e em Belém, a capital com menor índice de abstenção (20,77%), Edmilson Rodrigues (PSOL) teve 51,76% dos votos válidos.Valor David Almeida fez questão de valorizar aliados que foram candidatos este ano, fazendo referências nominais na entrevista tanto aos eleitos quanto aos não eleitos: “É preciso muita coragem para botar a cara num santinho”.

Nova era O prefeito eleito lembrou uma frase que sempre ouvia da mãe, Rosa, falecida na véspera da eleição, ao reafirmar que vai combater o caciquismo na política local: “É preciso coragem para ser diferente. E é preciso compromisso para permanecer diferente”.

Assumiu A presença do deputado estadual Abdala Fraxe ao lado do prefeito eleito durante o anúncio da equipe de transição chamou atenção. Isso porque Fraxe é do Podemos, partido de Amazonino Mendes. Abdala sentou ao lado de David e bateu palmas para o prefeito eleito em diversas ocasiões

‘Sou livre’ Questionado por A CRÍTICA se estaria de saída do Podemos, Fraxe negou. Sobre os motivos de estar no evento do adversário, ele dispensou a delicadeza e afirmou: “Porque eu tenho direito de ir e vir. Conhece esse artigo da Constituição?”.

Projeção David Almeida anunciou que sua filha, Fernanda Almeida, vai assumir a presidência nacional do Avante Jovem. Segundo ele, o trabalho dela na campanha 2020 a credenciou para a função: “Várias ideias dela viralizaram em nível nacional”.

Primeira-filha Fernanda, presença constante ao lado do pai nesta eleição, é estudante de Medicina - o que segundo ele será seu foco a partir de agora. Ela foi chamada de “primeira-filha” por David, que é viúvo.

Pré-candidato O radialista Ronaldo Tiradentes, desafeto político histórico do senador Eduardo Braga (MDB), avisou que, caso o emedebista dispute o Governo do Estado em 2022 ele próprio também sairá candidato. As costuras para a próxima eleição começaram antes mesmo do resultado das urnas do pleito municipal.

Empreender A Associação PanAmazonia promove hoje, em parceria com o Oxford Group, palestra para empresários locais que têm interesse em investir e empreender nos Estados Unidos. Com o tema “Como internacionalizar sua empresa”, Carlo Barbieri conduzirá o evento.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.