Publicidade
Sim & Não

David faz megaevento no pós-eleição

26/08/2017 às 00:59
Show david 2000

Um dia após a eleição, a gestão David Almeida fará um megaevento para os professores estaduais no Centro de Convenções Vasco Vasques, onde o governador deve anunciar, oficialmente, o pagamento de abono aos educadores (com as sobras do Fundeb) e a progressão funcional dos profissionais da educação. O convite, marcado para as 17h de segunda-feira, já está sendo distribuído por gestores aos professores e é descrito como “encontro com o nosso governador David Almeida”. 

Freio   O anúncio de pagamento extra aos profissionais da educação do Estado será feito no mesmo dia em que o Ministério Público de Contas (MPC) deverá recorrer ao TCE/AM para frear os gastos do Executivo Estadual até que o governador eleito assuma o posto.

Declarado O secretário estadual de Esportes, Fabrício Lima, chutou o pau da barraca e foi ao último comício de campanha do candidato Amazonino Mendes (PDT). Levou todo o seu staff.

Alerta O comício ocorreu na noite da última quinta-feira (24), no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus, e contou com a presença do senador Omar Aziz (PSD) e da esposa, a ex-primeira-dama do Estado Nejmi Aziz.

Diferença Quando foi anunciada no evento, Nejmi Aziz recebeu gritos e aplausos ensurdecedores. O barulho, aliás, contrastou com o silêncio diante do anúncio da presença da primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko, que acompanhava o esposo, Artur Neto (PSDB). O tucano, aliás, recebeu vaias. 

Uníssono    Ao que tudo indica, o comando das forças armadas no País decidiu usar toda a oportunidade que tiver para denunciar a falta de recursos. Ontem, durante cerimônia no CMA em homenagem do Dia do Soldado, o comandante Militar da Amazônia, general Geraldo Miotto, avisou no microfone que não haveria coquetel “por falta de verba”.

Alerta Em entrevista ao jornal A CRÍTICA, no último domingo, Miotto já havia afirmado que o corte de 45% no orçamento das Forças Armadas teria um resultado: tropa estática e vigilância nas fronteiras prejudicada. O comandante do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, também sustentou que a “a situação é crítica” nas Forças Armadas. 

Precariedade  Um inquérito civil aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) vai investigar irregularidades na prestação dos serviços médico-hospitalares do Hospital da Aeronáutica em  Manaus. A apuração será comandada pela procuradora Bruna Menezes da Silva. 

Avanço  O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) amplia para o interior  o Sistema de Automação Judicial (SAJ), já usado na capital e por outros estados do País, que permitirá acesso mais ágil a consultas processuais e facilitará petições. A primeira comarca a ser contemplada será a do município de Iranduba.

Divisor de águas  A iniciativa do TJ/AM só foi possível por causa do “Projeto Amazônia Conectada”, encampado pelo Exército Brasileiro, que espalha pela região fibras óticas e, com isso, fornece internet de qualidade a comunidades do interior. A instalação do SAJ em Iranduba será oficializada na próxima quinta-feira (31) pelo desembargador Flávio Pascarelli.