Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
Sim & Não

Debates pela manutenção de incentivos


sim_e_n_o_32BB146D-5665-4B49-9522-FF2EA9323609.jpg
19/09/2019 às 08:08

O presidente da Comissão de Tributos do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Jeanete Portela, está em Brasília esta semana para participar de debates sobre a manutenção dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). Portela, que também é representante da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam) na Comissão de Assuntos Tributários e Fiscais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tem a missão de defender o modelo ZFM.

Equipe Jeanete Portela não está sozinho na missão. Com ele estão o consultor do Cieam/ Fieam, em Brasília, Saleh Handeh, e o conselheiro do Cieam, Celso Piacentini. Na terça (17), participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Efetividade A audiência  também contou com a participação do professor da Fundação Getúlio Vargas Márcio Holland, coordenador do estudo que prova a efetividade do modelo econômico. Holland afirmou que a ZFM deve ser observada como um polo de desenvolvimento que ainda não foi plenamente utilizado.

Vigor Na ocasião, Portela destacou que o parque industrial fatura anualmente R$ 90 bilhões, responde por 50% do ICMS arrecadado no estado e proporciona 50 mil empregos diretos e 500 mil indiretos. Ontem, o grupo da Cieam/Fieam participou de uma reunião sobre a reforma tributária e a ZFM com o senador Plínio Valério (PSDB).

Bancada Também em Brasília, sob coordenação do senador Omar Aziz, a bancada federal do Amazonas se reuniu para discutir formas de blindar a Zona Franca de Manaus diante da reforma tributária.

Vapt... A denúncia que o deputado Fausto Júnior fez, ontem, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), de que o porto de Itacoatiara, criado para carga e descarga de mercadoria, não funciona para esse fim, ficando restrito ao embarque e desembarque de passageiros, deu resultado em menos tempo do que o esperado.

... Vupt Fausto Júnior afirmou que o pleno funcionamento do porto depende de entraves no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Já na tarde de ontem, técnicos do Dnit procuraram o deputado para marcar uma reunião para discutir o tema hoje. Fausto vai sugerir que o porto de Itacoatiara seja repassado ao Governo do Estado.

Com Moro Ontem, em suas redes sociais, o deputado federal Pablo Oliva (PSL) postou uma foto sua com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, acompanhada da legenda: “Ministro Sérgio  Moro, é sempre uma grata satisfação poder encontrá-lo e partilhar ideias que promovam a Justiça no Brasil, em todos os aspectos”.

Prestígio Em aparição ontem na ALE-AM, a celebridade local  Patixa Teló mostrou que tem prestígio. Ao ser avistada na galeria do plenário pelo presidente Josué Neto (PSD), ela foi convidada a descer e se posicionar atrás da mesa da presidência.

Selfies Vários deputados solicitaram fotos com Patixa, mas a que fez mais sucesso foi a de Patixa com o deputado Sinésio Campos (PT). Em outra ocasião, Sinésio se irritou ao ser comparado com Patixa.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.