Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
Sim e Não

Deputado traça perfil para Sejel


CDC_1-692x390_FF6E29D3-BA97-4E71-9274-B8E0B8C0A0E1.jpg
17/05/2021 às 07:58

Autor do requerimento da audiência pública que debateu, na semana passada, a recriação de Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), o deputado estadual João Luiz (Republicanos) traçou, a pedido da coluna, o perfil ideal para o comando da pasta: “Durante as discussões, ficou nítido que a pessoa terá de ter garra, ser muito resiliente,  além do comprometimento e responsabilidade”. João Luiz observa que há um debate que deve preceder a discussão sobre nomes, que é criar no Amazonas projetos definitivos do esporte (e suas respectivas leis).

Interior - A interiorização das ações da futura Sejel é outro ponto destacado por João Luiz. “Precisamos de alguém que, por intermédio de programas, dê atenção maior para interior. Somos um celeiro de talentos nas artes marciais, no atletismo, nos esportes coletivos, no remo, no tiro... enfim, temos tudo para voltar a despontar”, diz ele.

 ‘Órfãos’ - Na próxima semana, com data a ser definida, será realizada reunião técnica para formular a proposta oficial de recriação da Sejel, extinta em 2019. Na audiência realizada na Assembleia Legislativa, a ideia recebeu apoio das federações e associações presentes.

Líderes - Carauari é a cidade do interior do Amazonas mais avançada na aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O município da calha do Juruá aplicou 85,3% do total de doses que recebeu do Programa Nacional de Imunizações para esta etapa da imunização. Silves (81,3%) e Guajará (80,7%) completam o ‘top 3’ do interior.

Primeirona - Em Manaus, 95,6% do lote da primeira dose (D1) já foram aplicados. A capital lidera também no ranking estadual de aplicação da segunda dose (D2). Manaus usou mais de 63% do total de doses recebidas para esta etapa.

Fim da fila -  O vacinômetro da FVS-AM mostra também as cidades mais atrasadas na vacinação contra o novo coronavírus. Em último lugar, até ontem, estava Caapiranga, onde apenas 31,8% das D1 que chegaram à cidade foram aplicadas nos moradores.

Total - No total, 1.041.111 doses foram aplicadas em todo o Estado até domingo, sendo 655. 925 de primeira dose e 385.186 de segunda dose. O Amazonas já recebeu do PNI 1.666.277 doses (D1 e D2) de imunizante. Mais de 800 mil são da vacina Coronavac, feita no Butantan.

‘Tô fora’ - Apontado como “padrinho” da candidatura do embaixador Carlos Lazary para secretário-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, não quis comentar o assunto.  Procurado pela coluna, Mourão afirmou que não vai se manifestar “pois processos de sucessão em órgãos Internacionais é assunto afeto ao Itamaraty”.

No páreo - Carioca radicado em Brasília, Carlos Lazary tem um adversário do Amazonas na disputa pela OTCA. O nome do diretor-executivo da Associação PanAmazônia, Belisário Arce,  foi enviado à Presidência da República (responsável pela indicação oficial) com cartas de apoio de 42 pessoas físicas e associações empresariais.

Defesa - O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados ouve amanhã o depoimento do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Ele responde a processo  por quebra de decoro após incitar violência contra ministros do STF e exaltar o AI-5. O relator é o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.