Publicidade
Sim & Não

Deputados preparam explosivos

21/07/2018 às 12:22
Show aleam

Cada qual em sua trincheira, os deputados da oposição ao governo e da base de sustentação preparam "dinamites" para explodir no plenário da Assembleia assim que as férias parlamentares encerrarem. Para atingir Amazonino Mendes (PDT), rival do presidente do Poder David Almeida (PSB) na eleição, a Mesa Diretora da Casa estuda até suspender o recesso para instalar a “CPI das Licitações”. Por isso, a base prepara bombas contra David e vai miná-lo a partir de gastos duvidosos na ALE/AM e no governo interino. 

‘Proatividade’   Na semana passada, a própria Assembleia publicou em seu site uma notícia em que avisa: “Convocação Extraordinária deve marcar instalação da CPI das Licitações”. A Mesa Diretora usa o deputado Platiny Soares, do PSB, para provocar a discussão.  

Adolescente   Platiny, aliás, foi o último a assinar o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito. Ele já havia rubricado o documento uma vez, se arrependeu, apagou seu nome com errorex e, dias depois, alguma coisa o fez mudar novamente de ideia.

Fanfarrice  Líder da base governista, Dermilson Chagas classifica como “lambança” a tentativa de convocação extra dos deputados, em pleno recesso legislativo, para instalar a CPI das Licitações. “O Platiny quer, na verdade, dar palanque eleitoreiro para o seu chefe, David Almeida”, disse.

Tiroteio  Na oposição, o deputado Sabá Reis (PR) prepara um arsernal contra o governador Amazonino para a volta do recesso. Já a base de apoio ao governo vai expor gastos suspeitos da gestão David Almeida e desgastá-lo como gestor da ALE/AM. A reforma do plenário da Casa, por R$ 877 mil, está entre os alvos.

Esclarecimento Em vídeo divulgado pelo deputado Hissa Abrahão, em que aparece ao lado do presidente estadual do PDT Carlos Luppi, o parlamentar sustenta, com um documento em mãos, que só na última sexta (20) Amazonino Mendes oficializou o interesse em disputar a reeleição. Logo, será o candidato único da legenda.

Fiscal Hissa  saiu desgastado da queda-de-braço com Amazonino e o PDT no Amazonas sofreu uma espécie de intervenção branca. No vídeo, Luppi afirma que a convenção do partido no Estado foi adiantada para o dia 29 de julho porque essa é a data que ele pode estar presente para participar da “festa” e “testemunhar a unidade partidária”.

Iniciativa A Susam inaugura em agosto o Centro de Atenção ao Servidor, que funcionará na sede do órgão. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, a estrutura foi montada com o objetivo de cuidar da saúde do servidor, através da execução de programas de prevenção e segurança no trabalho.

Auxílio 1  A CGL/AM vai ajudar a modernizar o sistema de licitações do governo de Santa Catarina. Na última quarta-feira, (18), o governo catarinense enviou documento ao órgão pedindo ajuda por ter conhecimento de que “o Sistema Integrado de Licitações utilizado pelo governo do Amazonas é muito elogiado”.

Auxílio 2  O governo catarinense também solicitou  o agendamento de uma visita técnica à CGL/AM. Contribuição semelhante a essa já foi dada pelo Amazonas ao governo do Ceará.