Publicidade
Sim & Não

Deserto de médicos no interior

20/03/2018 às 20:20
Show medico

Divulgada ontem, a pesquisa Demografia Médica 2018 atesta o verdadeiro deserto de serviços profissionais na área de saúde no interior do Amazonas. Dos 4.844 médicos que atuam no Estado, 93,1% estão em Manaus. A capital abriga pouco mais da metade dos 4 milhões de habitantes do Estado., que só perde para Sergipe e Maranhão na razão entre distribuição de médicos nas capitais e interior.  Enquanto em Manaus há 2,15 médicos para cada mil habitantes, no interior do Estado são 0,17 para cada mil.

Bolo cresce Em menos de cinco décadas, o total de médicos no Brasil aumentou 665,8%, índice muito maior do que o crescimento total da população do país, que foi de 119,7%. A aumento, porém, não se traduziu em distribuição igualitária de profissionais.

Na hora O Governo do Estado vai tirar os termos “amor à causa pública” e “arrumar a casa” das propagandas institucionais. A decisão, anunciada ontem pelo secretário de Comunicação, Célio Jr., segue recomendação do Ministério Público Federal.

Podemos Manaus receberá mais um presidenciável. Está marcada para dia 5 de abril a visita do senador do Podemos Álvaro Dias. O pré-candidato a Presidência da República vai lançar aqui o chapão do partido para disputar Senado, Câmara Federal e ALE-AM.

Fora O deputado estadual Dr. Gomes, um dos fundadores do PSD no Amazonas, confirmou ontem sua saída da legenda. Gomes afirmou que a mudança tem como finalidade “viabilizar a reeleição”. Gomes ainda não revelou seu novo partido.

Mistério Belarmino Lins também confirmou que vai trocar de partido, mas diz que vai esperar a data limite da janela partidária (6 de abril), para confirmar seu destino depois de sair do Pros. O deputado estadual desmentiu a saída do irmão, o deputado federal Átila Lins, do PSD.

Muita areia Ao anunciar a filiação ao PSB, o presidente da ALE, David Almeida, revelou que foi oferecido a ele o comando da legenda no Estado, que ele prontamente recusou. “É muita areia pro meu caminhão”, resumiu David.

Xaveco Serafim Corrêa chegou à ALE-AM ontem com duas bandeirinhas do PSB. Ao colocar uma delas na mesa de David Almeida, foi abordado por Cabo Maciel (PR), que perguntou: “Tem uma dessa aí para minha mesa também?”. Serafim disse que sim.

Sem partido Presidente da Associação de Professores e Pedagogos de Manaus, Lambert Melo afirmou ontem em live do Portal A Crítica que nenhum membro da diretoria da Asprom é filiado a partido político. À frente do movimento que parou dezenas de escolas no Estado, ele diz ser contra o atrelamento, de sindicatos a partidos.

Vacina O Ministério da Saúde ampliou para todo o território nacional a área de recomendação para vacina contra a febre amarela. O Amazonas, onde a vacina já é obrigatória e a cobertura chega a 80%, tinha três casos em investigação até 13 de março.

Imigrantes A Casa Civil da Presidência da República anunciou ontem que o processo de interiorização de imigrantes venezuelanos que estão em Roraima (RR), começa mês que vem por São Paulo e Manaus, que receberão 300 e 186 pessoas, respectivamente.